sexta-feira, junho 19

DGM promove curso de capacitação técnica

Geofísicos durante o curso de capacitação DGM
A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), junto com os pesquisadores Noel James da Queen’s University e Peir Pufahl da Acadia University, iniciou, no dia 15 de junho, o curso “Significado econômico e petrogênese de sistemas sedimentares químicos”. O treinamento foi realizado na Casa Brasil, no escritório do Rio de Janeiro, e reuniu técnicos de diversas unidades regionais que atuam na área de geologia.

O objetivo do curso é a capacitação técnica e atualização do conhecimento para pessoas que estão trabalhando com fosfato, evaporitos e com carbonatos. O curso tem duração de quatro dias, com 15 aulas de 1 hora e meia de duração. A primeira parte explora o acúmulo de calcário e o desenvolvimento de reservatórios hidrocarboníferos associados a carbonato, enquanto a segunda foca na sedimentologia de fosforitos e evaporitos, que são a principal fonte de P (fósforo) e K (potássio) para a fabricação de fertilizantes.


O professor Dr. Noel James da Queen's University
No último dia, o grupo visitou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para analisar furos de sondagem e realizará ainda atividade de campo na Bacia Bambuí. Segundo Maisa Bastos Abram, do Departamento de Recursos Minerais (Derem), as aulas cobrem ambientes sedimentares antigos e modernos, aplicações de modelos e análises diagenéticas, petrográficas e geoquímicas. “Nós estamos tentando efetivar e formalizar um acordo de cooperação com a Queen’s University e a Acadia University. Pretendemos fazer com que o curso possa ser realizado outras vezes, de maneira mais aprofundada”.

O curso recebeu funcionários de Manaus, Belém, Salvador, Goiânia, Mato Grosso, Cuiabá e Rio de Janeiro, e contou com a participação da DGM, gerências das Unidades Regionais, Divisão de Geologia Marinha (Digeom); Divisão de Geoquímica (Digeoq) e alguns funcionários do Departamento de Recursos Minerais (Derem).