sexta-feira, junho 19

Brasil sediará Olimpíada Internacional de Ciências da Terra



Nos dias 13 a 20 de setembro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) com sede em Poços de Caldas - MG, realizará a 9ª edição da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO – International Earth Science Olympiad).

A realização da IESO no Brasil promove uma cooperação internacional em que o objetivo é melhorar a aprendizagem dos alunos, conscientizar o público sobre as Ciências da Terra e incentivar a criação de networking entre estudantes de diversos países. Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o compromisso da instituição é organizar o evento da melhor maneira possível.

A IESO é uma competição científica anual voltada a alunos do ensino médio com menos de 18 anos, planejada desde 2003 e iniciada em 2007, na Coreia do Sul. Atualmente é uma das principais competições da International Geoscience Education Organization (IGEO). Seu objetivo é incentivar estudantes no conhecimento das Ciências da Terra. O Brasil participou das últimas edições do evento, ocorridas na Espanha, Índia e Argentina.

As inscrições para a olimpíada estarão abertas até o dia 01 de agosto. Para participar, é necessário formar uma equipe composta por quatro alunos do ensino médio, nascidos antes de 1º de julho de 1996, e dois mentores com domínio na língua inglesa e capacitados na área de Ciências da Terra: Geologia, Geofísica, Meteorologia, Oceanografia, Astronomia e ciências ambientais.

As equipes serão avaliadas por um júri internacional por meio de exames teórico e prático. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Para mais informações, acesse o site: www.ieso2015.ifsuldeminas.edu.br