sexta-feira, junho 19

CPRM participa de capacitação sobre Planos de Logística Sustentável

A palestrante Jhéssica Cardoso afirma: “Temos que pensar
nos resultados que a gente vai obter”

O Ministério do Planejamento (MP) realizou nesta quarta-feira (17) um curso de capacitação sobre os Planos de Logística Sustentável (PLS). O evento contou com a presença de profissionais que atuam na área de logística pública e foi dividido em cinco partes: Conceitos; Conteúdo Mínimo; Temas e Planos de Ação dos PLS; Etapas de elaboração e perguntas.

Durante a apresentação das etapas de elaboração, a representante do MP, Jhéssica Cardoso, falou sobre a implementação do PLS nas empresas públicas e ressaltou a necessidade da publicação do plano na web. “Acaba interagindo com as pessoas. Elas podem participar da execução do plano, e isso também dá transparência. Você pode disponibilizar seu relatório e as pessoas vão saber o que acontece e se está alcançando os resultados ideais”, disse.

Como exemplo, Jhéssica, ainda citou a Universidade Federal de Goiás, que disponibiliza seu PLS na íntegra, e enfatizou a importância do Prêmio Ideia realizado pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO). O objetivo do prêmio é identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade em instituições federais de ensino.

Durante o curso, a palestrante destacou as medidas que devem ser tomadas para a implementação do plano. Segundo ela boas práticas de compra e métodos sustentáveis de desfazimento e descarte de materiais são bons exemplos de ações para serem realizadas. “É bom quando isso acaba realmente atingindo as pessoas”, enfatiza.

A coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da CPRM, Ana Paula Petito, estava presente no evento. Segundo ela, o curso é essencial para que o PLS seja colocado em prática na CPRM. “A implementação do PLS vai fazer com que a CPRM se adeque à Instrução Normativa nº 10 de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (MPOG), proporcionando uma eficiente gestão ambiental dos recursos públicos, além de fortalecer a institucionalização da Sustentabilidade do âmbito corporativo”, disse.

Ao final da apresentação Jhéssica relembrou a importância dos fóruns de discussão, disponibilizados no site www.cpsustentaveis.planejamento.gov.br. “A dúvida de um pode ser a dúvida de outros e, no fórum, isso já fica disponibilizado pra outras pessoas e outros órgãos”, ressalta.

Para participar basta criar uma conta no site do Ministério do Planejamento e após o cadastro, clicar em “acesse o fórum” e fazer o login.