terça-feira, junho 2

CPRM participa de fórum sobre convivência com a seca


Thales Sampaio, Clodionor de Araújo, Aureolino
Fonseca  e Fernando Feitosa

A 10ª edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental realizado pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) ocorreu na sexta-feira, dia 29 de maio, na sede do Banco do Nordeste Passaré, em Fortaleza. O foco do fórum foi a quadra invernosa (período chuvoso) de 2015, onde abastecimento nos reservatórios do estado do Ceará foi de apenas 0,52%, o pior nos últimos 17 anos. Além disso, a programação do evento buscou contemplar Ações Estratégicas do Governo do estado do Ceará e do Governo Federal distribuídas em dois painéis.

O presidente do Conselho Estratégico do IHAB, Clodionor Carvalho de Araújo e o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio conduziram a abertura do fórum.

A palestra “Políticas e Ações Estruturantes do Governo do Estado do Ceará para a Convivência com a Seca” ministrada pelo secretário de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco José Teixeira Coelho abriu o debate do primeiro painel. Além da palestra, dois casos de ações de atendimento, direto, aos usuários de água foram apresentados: “Abastecimento da População Difusa por Meio de Cisterna” e o “Monitoramento e Controle de Reserva Hídrica em Situação de Escassez”.

O segundo painel retratou as ações integradas do Governo Federal com a palestra “Assistência, Abastecimento e Qualidade de Água nos Municípios do Semiárido Brasileiro”, abordando casos bem sucedidos de enfretamento da seca. O geólogo Fernando Feitosa, assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) da CPRM apresentou a Rede Estratégica de Poços no Semiárido Brasileiro, projeto desenvolvido com apoio financeiro do Ministério da Integração Nacional e disponibilizado para gestão e operação pelos governos dos estados do Nordeste.  O projeto é composto pela construção de 24 poços tubulares com profundidade superiores que 700 metros para atendimento urbano, de pequenas comunidades e carros pipas em um raio de até 150km.

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) apresentou, no fim do evento, o modelo de Aplicação e Resultado do Saneamento para Promoção da Saúde ações nos municípios do semiárido brasileiro, desenvolvido pela órgão junto às prefeituras.

Participaram do evento o presidente da Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Antônio Rodrigues Amorim, superintendente Estadual da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Aureolino Meireles da Fonseca, a coordenadora do Projeto Cisternas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (S D A), Neyara Araújo Laje, o presidente da Companhia de Gestão de Recursos do Ceará (COGERH), João Lucio Farias, o chefe da Residência da CPRM em Fortaleza, Darlan Filgueira Maciel. Além dos geólogos pesquisadores em Geociência: Liano da Silva Veríssimo, Filipe de Brito Fratte, Clyvihk Rennan Camacho e Claudio Cajazeiras.