terça-feira, junho 2

Comissão de Sustentabilidade inicia segunda fase de campanha educativa

Fábio dos Santos Gouvêa fala sobre os horários de
 maior custo do consumo energético 

A Comissão de Sustentabilidade começou no dia 27 de maio, no Escritório no Rio de Janeiro, uma campanha de sala em sala para conscientizar os funcionários sobre a importância da redução do consumo de energia elétrica e água.

Durante a ação, foi enfatizado aos colaboradores o horário em que a tarifa possui o valor mais elevado, ou seja, o intervalo do dia de maior custo da utilização da rede elétrica da Light que corresponde ao período entre 17h30 e 20h30, com exceção de sábados, domingos e feriados nacionais. 

Adesivos distribuidos pela Comissão
Neste horário, o valor da tarifa chega a ser aproximadamente 70% superior ao custo no restante do dia. Dessa forma, a iniciativa visa analisar ações prediais e adotar medidas simples que possam contribuir para a eficiência energética/hídrica, como consertar vazamentos, reduzir a quantidade de lâmpadas, desligar os monitores na hora do almoço e usar os aparelhos de ar-condicionado somente quando necessário.


Na visita, foram distribuídos adesivos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que propõe estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais. O programa é baseado nos seguintes eixos: uso racional dos bens públicos, gestão adequada dos resíduos, licitação sustentável, promoção da sensibilização, capacitação, e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, com o intuito de atender à meta institucional definida pela Diretoria Executiva, um grupo de trabalho de eficiência energética e hídrica foi criado. O intuito da ação é reduzir 5% do consumo total de energia elétrica e água em todas as Unidades Regionais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). 

Antônio Carlos Carvalho, da Comissão de Sustentabilidade, 
distribui adesivos da A3P
De acordo com a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade, Ana Paula Petito, o grupo é composto por pessoas de áreas estratégicas. “Cada um tem uma função específica para ajudar a desenvolver a redução do consumo. Estamos estabelecendo diretrizes no Rio de Janeiro e vamos repassar para as outras unidades regionais”, explicou.

Petito falou também que a primeira etapa da campanha educativa começou através das dicas CPRM Sustentável que são semanalmente liberadas por e-mail, além de informe on-line atrelando a economia de energia e água à GDAG. Já a segunda etapa de caráter presencial foi iniciada nos setores da Diretoria de Administração e Finanças (DAF).