Cláudia
Lopes explica as novidades do e-SIC
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Para
facilitar as buscas da população, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou o
Banco de Perguntas e Respostas do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação
ao Cidadão (e-SIC). A nova ferramenta torna possível identificar se a
solicitação desejada já foi feita e respondida anteriormente.
O principal objetivo é disponibilizar os dados de
forma mais prática, além de estimular o controle social. Ou seja, a
participação do cidadão na gestão, na fiscalização, no monitoramento e no
controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas.
Dessa forma, o mecanismo ajuda na proposta de fortalecimento da cidadania.
Para a gestora do e-SIC da CPRM, Cláudia Lopes,
esse recurso traz economia de tempo e de recursos do
Governo Federal, o que reflete também nas empresas públicas. “Para
aquele cidadão que quer fazer uma pergunta e saber se ela já foi feita em algum
momento e se a resposta já está disponível, ao invés dos 20 dias de prazo,
muitas vezes a informação já está online e é só fazer a busca”.