segunda-feira, junho 1

Sistema de Informação ao Cidadão lança novidade

Cláudia Lopes explica as novidades do e-SIC

Para facilitar as buscas da população, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou o Banco de Perguntas e Respostas do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). A nova ferramenta torna possível identificar se a solicitação desejada já foi feita e respondida anteriormente.

O principal objetivo é disponibilizar os dados de forma mais prática, além de estimular o controle social. Ou seja, a participação do cidadão na gestão, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública no acompanhamento das políticas. Dessa forma, o mecanismo ajuda na proposta de fortalecimento da cidadania.  

Para a gestora do e-SIC da CPRM, Cláudia Lopes, esse recurso traz economia de tempo e de recursos do Governo Federal, o que reflete também nas empresas públicas. “Para aquele cidadão que quer fazer uma pergunta e saber se ela já foi feita em algum momento e se a resposta já está disponível, ao invés dos 20 dias de prazo, muitas vezes a informação já está online e é só fazer a busca”.