quarta-feira, junho 3

CPRM Belém participa de debate sobre a Praia de Ajuruteua

Pesquisador em Geociências, Raimundo Almir Conceição, apresenta
resultados de mapeamento

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do debate sobre as condições da Praia de Ajuruteua, em Bragança - PA, que vem sendo modificada constantemente pela ação de erosão costeira. No dia 28/05, foi realizada uma audiência pública promovida pela Câmara dos Vereadores do Município de Bragança, junto com a Defesa Civil Municipal. Com participação de Defesa Civil Estadual, Grupo de Gerenciamento Costeiro (GT-GERCO) e da sociedade civil.

A iniciativa teve como objetivo articular medidas estratégicas para solucionar os programas apontados pelo relatório da CPRM. Além disso, foi apresentado pela geóloga Dianne Fonseca o projeto de Ação Emergencial para delimitação de áreas em alto e muito alto risco a inundação e movimentos de massa, realizado em todo país. 

O geólogo Almir Costa apresentou também os resultados do mapeamento de risco realizado no município. Para sua realização, a CPRM contou com o especialista em geologia costeira da Universidade Federal do Pará (UFPA), doutor Nils Edwin Asp Neto, e dos geólogos da CPRM Dianne Danielle Farias Fonseca e Raimundo Almir Costa da Conceição.


O professor Nils Edwin apresentou também a dinâmica dos processos na praia de Ajuruteua, resultado de 10 anos de pesquisa. Com base nele, foram sugeridas as intervenções: proibição e fiscalização para não ocupação da área, monitoramento e atualização de risco através da Defesa Civil Municipal, campanhas educativas para evitar ocupação e desastres em áreas de risco etc.