segunda-feira, maio 25

DGM promove curso de capacitação

Noevaldo Teixeira fala sobre a importância do curso

Pesquisadores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) participaram, esta semana no Rio de Janeiro, do curso promovido pelo programa de capacitação da DGM.  Com transmissão via web para todas as unidades regionais, cerca de 130 profissionais puderam acompanhar as palestras e debates que abordaram o tema: O Depósito foi encontrado. Agora o que Deve ser Feito? 

O assessor da DGM Noevaldo Teixeira explica que o curso é importante para que os profissionais da empresa entendam a demanda do minerador para que a instituição possa elaborar fazer projetos tenha desdobramento econômico visando atender ao setor.  Ele destaca os cursos do programa de capacitação estão sendo ministrados também por pesquisadores experientes da CPRM e por profissionais da iniciativa privada.

Mais de 130 profissionais da CPRM participaram do curso 
Durante os três dias do curso profissionais da Vale ministraram palestras e debatem junto com a equipe da DGM temas para uma visão econômica dos projetos de mineração.  Alyson Rajão é economista especialista em gestão  e trabalha no departamento de desenvolvimento de projetos minerais da VALE, ele foi um dos palestrantes do curso, e abordou  avalição econômica de projetos de mineração, ele destacou a importância do momento da avaliação, princípios financeiros, valor presente e fluxo de caixa.

Rajão explicou como funciona o acesso às áreas de exploração. O desenvolvimento do projeto, construção, operação e fechamento de uma mina reabilitação da área explorada, além de questões ambientais que podem retardar os empreendimentos. 

Alyson Rajão abordou  avalição econômica de projetos
A geóloga Elisabeth Fonseca trabalha na área de exploração  da Vale, ela falou sobre integração geologia, processo e mina.  Ele explicou o que é a geometalurgia, amostragem, caraterização tecnológica, geologia e processamento, métodos de caracterização tecnológica e modelamento geometalúrgico.

Já engenheiro de minas Evandro Silva, atua em  projetos de produção da Vale e ministrou palestra sobre etapas do projeto. Ele explicou conceitos e desafios da mineração, ciclo do desenvolvimento de um projeto, processamento de minérios e desafios tecnológicos.