segunda-feira, maio 25

CPRM divulga Projeto Materiais de Construção Civil de Porto Velho



Organizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Projeto Materiais de Construção Civil de Porto Velho será apresentado na quarta-feira (27/05), às 15h, no Sindicado da Indústria de Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon). Estarão presentes no evento o diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, o chefe do departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir o chefe da Superintendência de Porto Velho, Edgar Iza.

O projeto começou a ser disponibilizado à sociedade com o intuito de apresentar uma base de dados pioneira em Rondônia que auxilie na atividade mineral de forma sustentável. A iniciativa identifica, quantifica e qualifica os insumos minerais da região, como argila, areia, granito (brita) e cascalho – materiais muito utilizados na área de construção civil.

Os principais resultados obtidos foram a caracterização dos bens minerais da Folha Porto Velho; localização das áreas de extração e de áreas potenciais; mapa geológico; carta de potencialidades e carta de uso e ocupação do solo.

O projeto é também uma fonte para subsidiar a formulação de políticas públicas na cidade, principalmente relacionadas ao Plano Diretor organizado pela prefeitura de Porto Velho, que formula diretrizes de uso e ocupação do solo.

A divulgação à sociedade acontece em um momento que existe o crescimento exponencial da demanda por matérias-primas minerais utilizadas na construção civil, especialmente no Estado de Rondônia.

Para o chefe da Residência de Porto Velho da CPRM, Edgar Iza, a aproximação da instituição junto a sociedade é essencial. “Essa iniciativa representa um passo importante nesse sentido”, ressalta. 


O evento de apresentação do projeto é aberto ao público e são esperados membros da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), órgãos federais, estaduais e municipais, Conselho de Arquitetura (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), entre outros.