sexta-feira, maio 22

Brasil e Suécia debatem inovação em diversas áreas da economia

Representantes de instituições e empresas durante o seminário

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu, no dia 22 de maio, no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG, o seminário “Inovação no Setor de Mineração – A Experiência Sueca e Brasileira”. 

O encontro se deu durante a visita a Belo Horizonte do ministro da Indústria e Inovação da Suécia, Mikael Damberg. Ele esteve acompanhado de uma comitiva composta pelo embaixador Per-Arne Hjelmborn e por representantes de empresas suecas atuantes em diversos ramos da economia. Do lado do Brasil, o evento contou com a participação de representantes dos setores da mineração, da indústria mineira em geral, e representantes de vários órgãos dos governos federal, estadual e municipal.

Na abertura do evento, o ministro destacou o momento importante das relações Brasil-Suécia, com vistas a ampliar os acordos bilaterais e abrir parcerias estratégicas entre os países. A comitiva sueca está visitando diversas cidades brasileiras com a delegação de inovação para o Brasil nas áreas de aeronáutica, mineração e florestal. 

O superintendente da Sureg-BH, Marcelo Araújo
participou como convidado
Para Damberg, o Brasil oferece oportunidades muito interessantes de colaboração em diversas áreas econômicas, entre elas a mineração, aeronáutica e florestal. Por seu turno, a Suécia pode estabelecer com Brasil o intercâmbio para transferência de conhecimentos em inovação e tecnologia.

Segundo os organizadores, o encontro foi uma excelente oportunidade de aproximação entre representantes dos dois países, com vistas ao desenvolvimento de parcerias e atração de investimentos. A Suécia tem experiência em diversas áreas de interesse no país inclusive em parcerias sustentáveis de longo prazo.
  
Organizado pelo Ibram, o encontro contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Convidado a participar do seminário, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) esteve representando pelo Superintendente Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), Marcelo de Araújo Vieira. 

A programação contou com os seguintes temas:

- Mineração e silvicultura inovadora e sustentável, palestra do ministro Mikael Damberg.
 - A experiência sueca em inovação, com a participação de Charlotte Brogren, diretora-geral, Vinnova (Agência sueca de Pesquisa e Inovação); Enrico Deiaco, Agency for GrowthPolicyAnalysis (Agência para Desenvolvimento de Políticas de Fomento a Inovação e Competitividade); CatrinFransson, diretora-geral da SEK (Entidade de Crédito à Exportação); e Peter Gudmundson, reitor da KTH (Universidade Real de Engenharia).
- Inovação e desenvolvimento tecnológico no setor brasileiro de mineração. Representantes de empresas do setor mineral brasileiro – Samarco e Anglo American.
- A experiência sueca e soluções inovadoras para uma mineração sustentável

- Rafael Aires Zenha, vice-presidente, Sandvik Mining Brazil; Edvaldo Alves Dos Santos Junior, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Atlas Copco; e Fausto Almeida, Gerente Geral, E-HouseABB.