quinta-feira, maio 21

CPRM participa de congresso de gestão de pessoas

Eduardo Santa Helena, Alessandra Villar, Silva Mendes Azevedo e
Antônio Carlos de Carvalho

O Congresso RH-RIO 2015, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), trouxe este ano como tema dos debates o universo das empresas públicas na área de gestão de pessoas. Durante o evento, que aconteceu esta semana no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre o desenvolvimento de lideranças, carreira, reconhecimento e recompensa, consultoria interna, com renomados especialistas. 

Estiveram presentes o diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena; a chefe do Departamento de Recursos  Humanos (DERHU),   Alessandra Villar;  Silvia Mendes  Azevedo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DIDEHU),  assistente  do DERHU, Antônio Carlos de Carvalho; Patrícia Velloso, Divisão de Administração de Pessoal (DIAPES); Aracy Tavares, da coordenação de Benefícios;  Maria Fernanda, do Centro de Saúde Ocupacional; e Diego Zeitune, analista  da DIDEHU.

Equipe da CPRM que participou de palestras 
e debates durante o Congresso
Santa Helena, também conselheiro da ABRH-RJ, participou de fórum executivo de gestores de RH, que reuniu profissionais da área para debater como tornar as organizações mais produtivas, bem sucedidas e com líderes inovadores, que saibam estimular a busca desse alinhamento de ideias.

Para o diretor, o congresso é uma oportunidade para trocar experiências e debater novos conceitos e ideias na área de gestão de pessoas, principalmente em empresas públicas, como é o caso da CPRM. “Estamos investindo em programas de capacitação em todas as áreas da empresa porque compreendemos a importância dos nossos profissionais”, disse.
Silvia Azevedo explica que a ocasião é oportuna para atualizar e motivar a equipe.  Ela citou como um exemplo interessante, o programa de desligamento e sucessão da Eletrobrás, apresentado durante o evento, como um case de sucesso na área de RH.

Palestra Inserção no mercado
O coordenador especial da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, falou no evento da importância da inserção no mercado formal de trabalho dos travestis, transexuais, gays e lésbicas que as vezes são impedidos de entrarem em uma empresa, mesmo se candidatando às vagas em iguais condições de outras pessoas, por conta de sua opção sexual e identidade de gênero.

Segundo Tufvesson, é fundamental que todas as empresas deixem o preconceito de lado e contratem apenas pela qualificação profissional e em igualdade de condições de trabalho. Dessa maneira, a contribuição social seria uma consequência.


Psicóloga e analista de Recursos Humanos, uma das espectadoras da palestra, Natália Silva de Melo, define o debate promovido pela ABRH-RJ como esclarecedor e bem abrangente. "O debate foi ótimo. Excelente essa iniciativa da Associação em abordar tal tema. É uma esperança que as pessoas que têm uma orientação sexual diferente sejam aceitas, respeitadas, inseridas no mercado de trabalho”, finaliza Natália.