quarta-feira, abril 8

LAMIN-BH e Rede Metrológica de Minas Gerais executam PEP Sedimento

Equipe do Lamin-BH e da Rede Metrológica de MG


Em 2010, o Laboratório de Análises Minerais de Belo Horizonte (LAMIN-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), recebeu a acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE-INMETRO) para o ensaio “concentração de sedimento em suspensão”, segundo os requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e de documentos do CGCRE.

Uma das exigências do processo é a participação dos laboratórios em Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) do ensaio acreditado. No entanto, na época não existia oferta de um PEP do referido ensaio. Entendendo a importância não somente para a Rede LAMIN da CPRM como também para os demais laboratórios do país, o LAMIN-BH empreendeu a procura por um provedor, chegando à Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG), instituição capacitada a executar o PEP. 

Em julho de 2013, foi assinado um contrato de prestação de serviço para a elaboração do PEP “Determinação da Concentração de Sedimento Fluvial em Suspensão”. O contrato foi firmado com contrapartidas entre a CPRM e a RMMG, cabendo à Rede a divulgação; a execução de gestão do programa; a análise estatística dos resultados; a elaboração de relatórios; e a emissão de certificados. Já o LAMIN-BH ficou responsável pelo fornecimento do material de referência de sedimento fluvial; preparo das amostras; teste de homogeneidade e estabilidade; participação do grupo consultivo; e indicação de 13 laboratórios participantes gratuitos na primeira rodada.

Até o momento, ocorreram duas rodadas do PEP. Uma em 2013/2014 e a outra em 2014/2015, sendo que agora está sendo divulgada a terceira rodada referente ao período de 2015/2016. Na primeira rodada participaram 17 laboratórios entre públicos e privados, incluindo os 13 gratuitos indicados pela CPRM, com a participação do LAMIN-BH e do LAMIN-Manaus.

O trabalho contou com o apoio da divulgação da Associação Brasileira de Recursos Hídricos nas duas rodadas concluídas, por meio da Comissão de Engenharia de Sedimentos. Durante todo o projeto, os trabalhos foram desenvolvidos a cargo de equipe técnica da RMMG, composta pelas profissionais: Rafaela Oliveira, Michelle Barros e Nathalie Santos.

Segundo a supervisora da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM, Magda Ferreira Pinto, além de atender ao requisito de participação em PEP do ensaio acreditado, a parceria entre o LAMIN-BH/CPRM e a RMMG, possibilitou a execução do primeiro PEP do país na área de hidrossedimentologia. “Trata-se de uma importante ferramenta de controle da garantia da qualidade para os laboratórios analíticos”, avaliou. Outro resultado importante, segundo Magda Ferreira, foi a aquisição, pelo LAMIN-BH, do conhecimento da metodologia de organização de um PEP. “O próximo desafio será elaborar PEP para outros ensaios sedimentométricos”, afirmou.

Reconhecido como laboratório de referência em análises sedimentométricas do país, o LAMIN-BH apresentou os resultados da primeira rodada do PEP no XI Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, realizado em dezembro de 2014, em João Pessoa, na Paraíba.