quarta-feira, abril 8

Instituições debatem diretrizes para política de gestão de riscos e inundações

Mesa de abertura do Workshop

Reunir subsídios para a elaboração de um documento que aponte diretrizes para uma política de gestão de riscos a inundações, este foi o principal objetivo do workshop sobre gestão de risco de inundação, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O evento ocorreu no período de 23 a 27 de março, em Brasília, e contou com a participação de três especialistas do Corpo de Engenheiros do Exército Americano – U. S. Army Corps of Engineers (Usace). O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou do encontro com as pesquisadoras em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte, Alice Silva de Castilho, da área de hidrologia, e Sandra Fernandes da Silva, da área de risco e suscetibilidade.

Segundo os organizadores do workshop, as informações do documento a ser elaborado, a partir dos debates e conclusões do workshop, serão utilizadas como um guia geral para orientar os governos federais e estaduais nas suas ações, no que o grupo multidisciplinar entende como relevante.

A programação do workshop foi dividida em duas etapas: na primeira foi apresentada a experiência americana na gestão de risco de inundação pelos técnicos do Usace e a experiência brasileira pelos técnicos da ANA; na segunda parte foi feita uma dinâmica de grupo para a identificação, a partir da experiência dos participantes, do que é necessário para a elaboração de uma política nacional de gestão de risco de inundação, com definição de objetivos, fundamentos, princípios, diretrizes e atribuições.

O Workshop fez parte das atividades e eventos no âmbito do acordo assinado entre a ANA e o Usace, no fim de 2013, com o intuito de prestar serviços de capacitação técnica à Agência em quatro temáticas. São elas: prevenção de impactos de eventos hidrológicos críticos, supervisão da operação de reservatórios, coordenação da Rede Hidrometeorológica Nacional e regulação do uso da água.

Participaram do workshop técnicos da ANA, CPRM, representantes dos ministérios das Cidades, Integração e Planejamento, do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre e Ceará e representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Temas apresentados e debatidos no workshop

Arranjo legal e institucional brasileiro sobre gestão do risco de inundações - Palestrante: Alessandra Daibert Couri (ANA); Análises e sugestões do Usace sobre o arranjo legal e institucional brasileiro relacionado à gestão de risco de inundações - Palestrante: William Veatch (Usace); Programa nacional americano de seguro contra inundações - Palestrante: William Veatch (Usace); Estudos para gestão de risco a inundações na bacia do rio Paraíba do Sul - Palestrante: Othon Fialho de Oliveira (ANA); Análises e sugestões do Usace sobre os Estudos para gestão de risco a inundações na bacia do rio Paraíba do Sul - Palestrante: William Veatch (Usace); Árvore de decisão utilizada pelo Usace para gestão de risco de inundações, incluindo alternativas não estruturais e efeitos de mudanças climáticas - Palestrante: Nicholas Applegate (Usace); Melhores práticas da Usace sobre planos de controle de inundações, incluindo experiência internacional - Palestrante: Nicholas Applegate (Usace); Lições aprendidas pela Usace sobre gestão de risco de inundações - Palestrante: Nicholas Applegate (Usace); e Aspectos básicos a serem considerados na formulação de uma política pública para gestão de risco a inundações - Palestrante: Othon Fialho de Oliveira (ANA).