quinta-feira, abril 16

Empresas investem em maior participação das mulheres no mercado de trabalho

Composição da mesa de debates do seminário

O seminário sobre as mulheres no mercado de trabalho, que aconteceu nesta quarta-feira (15/04), destacou a importância das empresas incentivarem a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Segundo os últimos dados, a taxa de desemprego é maior entre as mulheres e os salários ainda são inferiores aos dos homens.

O evento aconteceu em Cuiabá, mas teve transmissão ao vivo para todo o país. Ele fez parte do V Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Embrapa, Itaipu Binacional, Petrobras, Serpro e Eletrobras Eletronorte. 


Para os debates, foram levados painéis que continham os avanços e limites que são impostos a participação igualitária das mulheres no mercado de trabalho, e um panorama dos ganhos já obtidos no âmbito das negociações na direção da superação das desigualdades e das discriminações de gênero.
Waldemar Abreu Filho, chefe da unidade da CPRM em Cuiabá


O chefe da unidade de Cuiabá, Waldemar Abreu Filho, representando o diretor-presidente Manoel Baretto, afirmou que vê mudanças significativas na empresa com a implementação do programa de Pró-Equidade. “A CPRM, cujo perfil profissional do setor mineral tem maioria masculina, conseguiu, com a criação dos Comitês Pró-Equidade de Gênero e Raça em todas as unidades regionais, mudanças na cultura organizacional. Além disso, mantemos o compromisso de continuar avançando” afirmou Abreu.

Durante as apresentações, os representantes das respectivas empresas explanaram sobre as ações afirmativas de superação da desigualdade de gênero no ambiente e relações de trabalho com os seus colaboradores. Além das empresas organizadoras, o seminário contou com a presença da Ex-Ministra da Secretaria de Políticas para a Igualdade Racial, Luiza Barrios, que ministrou a palestra magma “Ações afirmativas como estratégia para a equidade de gênero nas relações e ambiente de trabalho”.

Em sua palestra, Luiza ressaltou a presença do machismo e do racismo nas empresas brasileiras que seguem padrões fixos e destacou a importância das ações afirmativas nestes locais. “As empresas devem está preparadas para a inclusão e isso se dá a partir dos recrutamentos realizados por elas.” Além disso, Bairros afirmou que as empresas devem avaliar as formas da ascensão de seus colaborados negros e mulheres. 

Colaboradoras da CPRM Brasília e Belo Horizonte 
acompanham seminário
Já a secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras da CUT, Rosane Silva, participou em vídeo do debate e observou o aumento da participação feminina nas frentes sindicais e em partidos políticos. Rosane conclama a todas as trabalhadoras um projeto de lei que puna as empresas que não respeitem a igualdade salarial entre homens e mulheres e a licença maternidade compartilhada. “É responsabilidade do homem, da mulher e do Estado o cuidado para com os filhos”.

Para a coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sandra Schneider, as ações afirmativas são fundamentais. “As ações desenvolvidas pelas empresas dentro do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem o papel impulsionador para o avanço em direção aos direitos das mulheres e igualdade no mundo do trabalho, no âmbito legislativo e nas Negociações Coletivas do Trabalho”.


O seminário destacou ainda a necessidade de divisões justas nos trabalhos domésticos que muitas vezes sobrecarregam as mulheres e a importância desse debate sobre equidade de gênero atingir a todos.