quarta-feira, março 4

CPRM participa de Sessão para Avaliação das Ações sobre a Seca no Ceará

Sessão Especial Ações contra a Seca 

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou na sexta-feira (27/02), a Sessão Especial para Avaliação das Ações sobre a Seca. O evento foi conduzido pelo presidente da casa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros). Na solenidade, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi representado pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio e pelo chefe da Residência do Ceará, Darlan Maciel.

Fizeram parte da mesa de debates o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, representando o ministro Gilberto Occhi; o senador José Pimentel (PT-CE), representando o Senado; o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), representando a Câmara dos Deputados; o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes; o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Regino Pinho; e o presidente da Associação Nacional dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento.

Thales Sampaio, diretor do Departamento Nacional de
 Obras Contras as Secas, Walter  Sousa e Irani  Júnior, 
secretário de Desenvolvimento Regional 
Durante o evento, o diretor Thales teve oportunidade de trocar ideias com autoridades presentes e fornecer informações sobre as diversas atividades desenvolvidas pela CPRM no nordeste e mais especificamente no estado do Ceará.

O presidente Zezinho Albuquerque destacou que a sessão foi importante para expor as ações desenvolvidas pelos governos Federal e Estadual no combate aos efeitos da seca no Ceará.

Participantes da Sessão em Assembleia Legislativa 
O estado enfrenta quatro anos consecutivos de estiagem e os reservatórios ainda existentes estão praticamente secos ou com pouca água acumulada, gerando preocupação para o setor de abastecimento hídrico. Apesar de ocorrerem boas chuvas na região, a quantidade foi insuficiente para recompor as reservas.

No fim da Sessão o presidente agradeceu aos presentes o apoio, e pediu aos representantes da bancada federal o mesmo empenho no sentido de sensibilizar os órgãos federais para que sejam liberados os recursos necessários, demandados pelas ações de convivência com a seca.