quinta-feira, março 5

Câmara dos Deputados promove sessão para discutir situação hídrica e energética

Thales Sampaio, diretor- presidente da Agência Nacional de
Águas, Vicente Andreu e assessores de ministros

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio, participou nesta quarta-feira (04/03) da sessão no Plenário sobre a situação hídrica e energética no país. O evento foi promovido pela Câmara dos Deputados e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, além de representantes da sociedade civil.

De acordo com o ministro Eduardo Braga, o setor elétrico está conseguindo superar os desafios impostos pela crise hídrica e manter o fornecimento de energia elétrica para a sociedade, mesmo que atualmente a situação seja desafiadora. “Nós esperamos, com uma série de medidas, alcançar uma redução no consumo, mas isso não é em função de não termos energia para entregar”, afirmou Braga.

“Muitos confundem apagão com racionamento. Apagão ocorre por uma variável incontrolável, como falhas mecânicas e intempéries climáticas. Já o racionamento é o corte no fornecimento porque o País não tem energia para suprir a demanda. Mas não estamos vivendo este momento”, esclareceu o ministro.

Durante a sessão, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, informou que será criada uma Comissão Especial a fim de continuar a estudar e debater as consequências da crise hídrica no Brasil.