quinta-feira, janeiro 22

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco será atualizado

Equipe da CPRM reunida com os representantes da Nemus

Representantes da empresa portuguesa Nemus – especializada em Gestão e Requalificação Ambiental –, estiveram na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), na quarta-feira, (21/01), em reunião para discutir a cessão, por parte do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de informações e dados relativos à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O encontro partiu de solicitação AGB Peixe Vivo, que, por meio de concurso internacional, atribuiu à Nemus o trabalho de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A AGB é uma associação civil, criada em 2006 para exercer as funções de Agência de Bacia para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

O objetivo do plano é traçar as diretrizes de aproveitamento integrado da água na bacia. O diretor-geral da Nemus, Pedro Bettencourt Correia, explicou que o trabalho a ser executado visa a atualização do plano e compatibilizá-lo com o quadro atual existente, com base na demanda, quantidade, qualidade, planejamento, situações extremas e de risco e gestão dos recursos hídricos da bacia.

Durante a reunião, foi discutida a disponibilização dos estudos hidrogeológicos em sistemas aquíferos na bacia; informações da rede de monitoramento de água subterrânea; dados sobre a qualidade das águas subterrâneas disponíveis; dados de poços cadastrados no banco de dados Siagas-CPRM; entre outros assuntos.

A reunião com os representantes da Nemus contou com a participação do Superintendente da Sureg-BH, Marcelo de Araújo Vieira; da coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia da CPRM, Maria Antonieta Mourão; e dos pesquisadores em Geociências da CPRM, Haroldo Santos Viana e Alice Castilho.