terça-feira, janeiro 27

Inscrições abertas para o 3º Encontro Brasileiro de Física do Solo


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com as inscrições abertas para o 3º Encontro Brasileiro de Física do Solo, que ocorrerá entre os dias 04 e 08 de maio, no Setor de Ciências Agrárias, em Curitiba.

No evento, palestrantes de outros países irão apresentar seus pontos de vista sobre a Física do Solo. Os participantes poderão apresentar trabalho sobre um tópico relacionado à sua investigação ou tópico de preferência relacionado à Física do Solo atual. 

Os trabalhos terão apresentação oral de curta duração (em inglês) ou em pôster, também em inglês, e curta apresentação oral (em inglês ou português). A língua oficial do evento será o inglês. O limite de participantes é de 150 e de 16 apresentações. O prazo para apresentar o resumo é  até 28 de fevereiro.

Os principais temas abordados no Encontro e que são sugeridos para apresentação dos trabalhos são: Medição e modelagem de processos de transporte de matéria no solo (água, gases, solutos, calor, entre outros); Variabilidade espacial e temporal dos atributos físicos do solo; Banco de dados físicos do solo e desenvolvimento de funções de pedotransferência; Aplicação de sensores e sistemas automatizados para a caracterização de atributos físicos do solo; Mecânica dos solos (estrutura, deformação, resistência, consistência e compactação); Aplicação da Física do Solo em estudos agronômicos e ambientais.