terça-feira, setembro 2

CPRM vai ao Congresso Nacional debater segurança na Mineração


Mesa de autoridades

Entidades nacionais e parlamentares se reúnem em Brasília nesta terça-feira (02/09), na Câmara dos Deputados, para debater melhorias nas condições de trabalho na área de mineração. O setor, que responde por 20% das exportações brasileiras, emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores em todas as regiões do Brasil. O chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM), Francisco Valdir Silveira, representa o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto na audiência.
A audiência pública é promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP) a pedido da Conferência Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).
Na ocasião, será feito o lançamento nacional do Relatório Técnico de Pesquisa, nos termos do projeto “Identificação, mensuração e análise dos acidentes, doenças e mortes no setor mineral: construção de modelo de monitoramento das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores das minerações”, que apresenta os resultados finais de um estudo amplo e sistemático sobre os agravos à saúde do trabalhador do setor mineral da região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, e também debaterá as propostas dos trabalhadores da mineração e da sociedade sobre o Marco Regulatório da Mineração.
Geólogo Valdir Silveira representa a CPRM
Embora as estatísticas indiquem uma redução nos acidentes em anos recentes, a indústria da mineração ainda responde por 30% de todas as fatalidades trabalhistas no Brasil. Os números divergem porque as notificações nem sempre são registradas oficialmente, segundo as entidades. Além de desestabilizar famílias inteiras, as mortes de trabalhadores da mineração reduzem a rentabilidade do setor e aumentam os custos de seguridade social. Para as entidades, a melhor estratégia para reduzir os acidentes é a prevenção.
O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado federal Zequinha Marinho (PSC-PA), é o relator da audiência. O Pará, estado representado por Zequinha Marinho no Congresso Nacional, contribui com 35% da produção mineral brasileira, dividindo a liderança com Minas Gerais. O setor de mineração responde por um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do Pará.

Confira a programação da audiência pública.

Com informações da Câmara dos Deputados e da CNTI