quinta-feira, setembro 4

Apresentação da CPRM é destaque durante seminário em Brasília

Silvia Azevedo explica como funciona o 
programa elaborado pela CPRM

A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Silvia Azevedo, apresentou durante seminário que discute novas práticas e governança na área de gestão de pessoas promovidas pelas empresas estatais, o Programa Permanente e Educacional de Preparação para Aposentadoria (PPAp), criado pela instituição para preparar e auxiliar  os empregados  na fase de desligamento da empresa. O programa foi destacado como uma das boas práticas de gestão de pessoas pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).


Silvia falou sobre a missão da empresa e explicou como funciona o programa criado pela CPRM em 2004, para oferecer apoio aos empregados que estão próximos da aposentadoria. Ela destacou que o programa foi elaborado com base na Metodologia Construtivista Libertadora, desenvolvida pela professora Helena Bertho, sendo que o trabalho da professora foi norteado pelas teorias Humanistas, de Carl Rogers; Cognitivas, de Jean Piaget; e Estrutural, de Paulo Freire.

Segundo Silvia o programa da CPRM busca “propiciar uma reflexão individual e em grupo sobre a aposentadoria como maturidade ativa, além de reforçar a importância da promoção da saúde e alternativas de vida saudável.” Ainda de acordo com ela, o programa foi estruturado em 40 horas, e conta com a participação de familiares. “o programa estimula a espiritualidade, independente de crença e valores”, explica Silvia.

Alguns dos diferenciais do programa é que ele orienta sobre o mercado de trabalho, simula previsão da situação financeira de cada participante, promove a reflexão e a troca de experiências, estimula a uma vida saudável, planejamento do orçamento doméstico e ajuda a resgatar potencialidades. O PPAp teve sua vigência de 2004 a 2010 e voltará as suas atividades à partir de 2015.


O seminário é resultado de reuniões promovidas pelo Dest com empresas federais para debater e compartilhar as melhores práticas de gestão de pessoas visando à elaboração do Manual de Boas Práticas em Gestão de Pessoas. A CPRM participou do grupo que debateu  sucessão e desligamento, um dos cinco temas discutidos durante as reuniões.  Além de Silvia, o grupo contou com participação Fernanda Machado, coordenadora executiva de Treinamento, e representantes da Eletrobrás/Eletronuclear, Caixa Econômica Federal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Porto de Santos, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), além de representante do Dest.