quarta-feira, setembro 3

Funcionários da CPRM participam do Treinamento SIASG

Funcionários da CPRM durante o curso de treinamento SIASG

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está promovendo o Treinamento SIASG 2014. O programa, que foi iniciado nesta quarta-feira (03/09) e terminará na sexta-feira (05/09), tem o objetivo de instruir os funcionários da CPRM na migração do sistema de contração do Banco do Brasil para o sistema que é utilizado na administração pública federal, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) que será concluído em 2015.

O SIASG é um conjunto informatizado de ferramentas em que são realizadas operações de compras governamentais. A ideia é que a ferramenta sirva como forma de integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. O Sistema apresenta ferramentas para a divulgação e realização de licitações, emissão de notas de empenho, registro dos contratos administrativos, catalogação de materiais e serviços, entre outras finalidades.

Para Paulo Ricardo Sousa da Rosa, instrutor da Escola de Administração Fazendária (ESAF), o principal objetivo do treinamento é trazer a melhoria para a operação de cada sistema, “tornando os contratos transparentes e eficazes, cumprindo com os reais objetivos da CPRM”. O instrutor, que orienta o Treinamento SIASG 2014, ressalta a importância da presença dos funcionários da empresa: “É uma turma nova, piloto, em que um ou dois funcionários de cada estado, que vieram para o treinamento, vão ajudar divulgando o novo sistema para os outros funcionários, fazendo a ponte do SIASG para a CPRM.”

Valdineia Oliveira, assistente da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) de Brasília, falou sobre a implementação dessa nova ferramenta: “A CPRM está trazendo o sistema SIASG e há uma atenção especial também para o ComprasNet (Portal de Compras do Governo). O objetivo do ComprasNet é promover transparência e também permitir o maior controle, tanto pela sociedade quanto à auditoria do governo, tornando-se visível os gastos públicos.”


Programa do Treinamento SIASG:


Catalogação de material;
Catalogação de serviço;
Como incluir uma dispensa ou inexigibilidade de licitação;
Como desenvolver um pregão eletrônico;
Como fazer uma tomada de preços/concorrências;
Como fazer registro de contratos;
Como fazer, dentro de cada sistema, o registro do fiscal de cada contrato;
Melhorar o processo de compras.