terça-feira, agosto 19

Palestra aborda características dos depósitos auríferos do Quadrilátero Ferrífero

Marco Aurélio falou das características
dos depósitos auríferos
Com uma abordagem sumária e precisa, o geólogo Marco Aurélio de Castro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou a palestra Mineralizações Auríferas do Quadrilátero Ferrífero – História das descobertas, classificação de depósitos e integração de dados. O evento ocorreu no dia 18/08, no auditório da Superintendência Regional de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil, como parte do “Ciclo de Palestras” sobre depósitos na Província Mineral Quadrilátero Ferrífero.


Marco Aurélio, especialista sobre o Quadrilátero Ferrífero mineiro, iniciou a apresentação falando dos vários tipos de depósitos de ouro encontrados no país desde a primeira descoberta. Em seguida detalhou as características dos depósitos; a produção com base nos teores e volumes; e as metodologias empregadas na exploração no Brasil ao longo dos séculos. Também destacou a distribuição espacial dos depósitos classificando-os de acordo com o período de formação e suas rochas hospedeiras, como, por exemplo, as mineralizações auríferas encontradas no Supergrupo Rio das Velhas, datadas no período Arqueano.

A apresentação foi seguida de um acalorado debate sobre os diversos pontos de vista sobre os processos de formação dos depósitos auríferos na região do quadrilátero.
Marco Túlio fez a abertura
do ciclo de palestras

O Ciclo de Palestra faz parte das atividades voltadas para o debate sobre o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. A abertura coube ao coordenador do projeto “Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero – MG”, geólogo Marco Túlio, assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM.