terça-feira, agosto 19

Técnicos debatem planejamento de etapas futuras no projeto Quadrilátero Ferrífero

O diretor Roberto Ventura com parte da equipe do projeto
Com a participação do diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura, a equipe técnica do projeto “Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero – MG” realizou um encontro na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

Ocorrida nos dias 18 e 19/08, a pauta incluiu análise geral, consolidação dos trabalhos já executados e planejamento das próximas etapas do projeto. A abertura da reunião coube ao gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Marcio Silva, com uma apresentação geral do que está sendo executado.


Durante o encontro, foram debatidos os objetivos do projeto, com foco na organização de uma base de dados geológicos, estruturais, geofísicos, geoquímicos, recursos minerais e infraestrutura em banco de dados em SIG. A meta é definir melhor o potencial para novas descobertas minerais associadas aos Supergrupos Rio das Velhas (Arqueano) e Minas (Paleoproterozóico), com destaques para as mineralizações de ferro, manganês e ouro.
Avaliação das metas propostas a serem 
alcançadas com o projeto

Roberto Ventura esteve acompanhado do chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem) Valdir Silveira, e pelos assessores, Marco Túlio, responsável pelo desenvolvimento do projeto, e pelo geólogo Noevaldo Teixeira. O encontro contou com a presença de todos os pesquisadores envolvidos.

Metodologia do projeto

Com sete grupos de trabalhos abrangendo as áreas da geologia estrutural, recursos minerais, geocronologia, geoquímica, geofísica, sensoriamento remoto e geoprocessamento, a metodologia para a execução do projeto está dividida em duas etapas: a primeira voltada para a compilação, tratamento e reinterpretação dos dados; e a segunda para a integração em SIG e modelagem espacial dos dados.

Os produtos que serão gerados a partir dos estudos compreendem mapas vetoriais e bancos de dados, mapas de integração geológico-geofísica-geoquímica; dados espectrais do Quadrilátero Ferrífero organizados em bibliotecas específicas; e a publicação abrangendo todos os temas desenvolvidos.

Segundo Valdir Silveira, o trabalho que está sendo executado pela CPRM é uma excelente oportunidade para a realização da integração de todos os dados disponíveis do Quadrilátero Ferrífero e entorno, visando aumentar o conhecimento desta que é uma das mais importantes províncias minerais do mundo.

Eclison Tolentino apresenta dados de geocronologia
As equipes técnicas do projeto estão assim constituídas: Geologia Estrutural – Márcio Silva, Joana Magalhães e Lucas Neves, com orientação e suporte do geólogo Orivaldo Baltazar; Recursos Minerais – Joanna Chaves, Raianny Caroline e Leandro Campos, com orientação e suporte do geólogo Claiton Pinto; Geocronologia – Eclison Tolentino e Márcio Silva, com orientação e suporte do pesquisador em Geociências, Carlos Eduardo Ganade; Geoquímica – Eduardo Marques, com apoio do consultor nacional da Digeoq, João Henrique Larizzati, e do chefe da Digeoq, Cláudio Porto. Geofísica – Marco Antônio Couto e Diego Gomes, com orientação e suporte do geofísico Antonino Borges; Sensoriamento Remoto – Mônica Perrotta; Geoprocessamento – Elizete Salvador, Lucas Neves, com apoio de Fabrizio Caltabeloti (SIG) e Everton Martins (Banco de Dados).