segunda-feira, agosto 18

História do Brasil contada através de minerais e fósseis



Os visitantes do Museu dos Correios poderão conhecer um pouco do acervo do Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) até o dia 12 outubro, em Brasília. A exposição Os Geraes de Minas mostra minerais, rochas, ouro, diamantes, fósseis, inclusive de dinossauros. O uso do termo Geraes foi escolhido porque conta a história da mineração não só de Minas Gerais, mas de a toda região que se desbravou a procura de minérios.

“Uma verdadeira aula sobre a história da mineração e a pesquisa paleontológica no Brasil, começando com a exposição da entrada – Os bandeirantes, passando pelo ciclo do ouro, depois para os investimentos belgas e ingleses, a fundação da escola de minas por Dom Pedro II, até chegar em 1908 com a criação do Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil e os dias atuais”, contou o paleontólogo e diretor do Museu de Ciências da Terra da CPRM, Diógenes Campos.
Sueli Navarro, Angelo Santos, presidente do
 Ibram, Diógenes Campos

Os organizadores trouxeram do Museu da CPRM no Rio de Janeiro cerca de doze minerais grandes e outros menores, e alguns fósseis. Depois de Brasília, a exposição ficará alguns dias em Juiz de Fora (MG).

“Essa exposição é dirigida, principalmente, aos estudantes. Pois, mostra o que os estudantes gostam de ver: dinossauros, ouro, diamantes e outros minerais. E nós procuramos fazer isso dentro de uma perspectiva histórica, então os meninos vão conhecer os bandeirantes, um retrato do Fernão Dias Pais e do Anhanguera. A chegada da família imperial ao Brasil. O José Bonifácio de Andrada e Silva que, além do patriarca da independência, era um mineralogista também”, disse Diógenes.

Público presente
A estudante de administração da Universidade de Brasília ficou sabendo da exposição nas redes sociais. “Eu só sabia que era sobre a história da mineração, mas não esperava tanta variedade de rochas. São muitas pedras preciosas e diferentes”, disse Marilia Miranda. Maquetes feitas por um carnavalesco do Rio de Janeiro mostram a exploração de fósseis e atraem a atenção de todos.


A amostra é resultado da parceria da CPRM com os Correios e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. “A exposição apresenta ao público toda riqueza mineral que temos no país. Conta a história do que aconteceu no caminho entre Minas Gerais e o planalto central. O apoio da CPRM foi fundamental pela cessão das peças e pela assessoria que deu para montagem da amostra”, destacou Sueli Navarro, gerente de programação do Museu dos Correios.

Acesse a galeria