segunda-feira, agosto 18

Agência Internacional de Energia Atômica propõe parceria com a CPRM

Diretor Thales Sampaio discursando sobre a 
proposta de parceria com a IAEA

A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), por meio do seu chefe de seção e gerente do Programa de Recursos Hídricos, Dr. Pradeep Aggarwal, ao final do Seminário Internacional “Aplicação de Isótopos em Hidrologia”, que aconteceu no escritório do Rio de Janeiro, anunciou hoje (15/08), uma proposta para que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) se torne o primeiro Centro de Cooperação da Agência na América Latina.


A colaboração colocará a CPRM em uma posição de liderança em que será responsável não só pelos estudos produzidos no Brasil, mas também em ajudar os países da América Latina que se interessem no uso dos isótopos na hidrologia. “O sucesso dependerá do nosso esforço e do nosso trabalho e essencialmente ganhará o planeta, a sociedade brasileira e os países vizinhos” destacou o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio.

Diretor Thales Sampaio e Pradeep Aggrwal
durante o Seminário
Segundo Pradeep Aggrwal, a cooperação dará a chance de a IAEA demonstrar como um Serviço Geológico pode se beneficiar do uso de isótopos, usando no trabalho e demonstrando como o uso pode ser benéfico não só para o Serviço Geológico como para outras instituições. Ele diz que a intenção é ajudar outros interessados a aprender sobre o tema.

De acordo com o diretor Thales Sampaio, será responsabilidade da CPRM assimilar e disseminar o conhecimento e a adoção dessas tecnologias, com vistas a sua aplicação como ferramenta para a gestão racional dos recursos hídricos. Este novo marco histórico para a empresa é devido à participação ativa e qualificada da equipe de colaboradores que se estende em todo o território nacional. O acordo representa uma oportunidade de consolidar um amplo programa de conjugação de esforços de alianças com instituições nacionais e internacionais que atuam no mesmo propósito.


Pradeep Aggarwal falando sobre a proposta 
de cooperação com a CPRM

O diretor, em nome da empresa, se disse extremamente honrado pelo convite e ainda destacou que essa proposta adquire um especial significado para a instituição, no dia em que a CPRM comemora 45 anos de existência.