segunda-feira, agosto 18

Curso capacita técnicos para prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais


Visita de Campo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou, entre os dias 11 e 15/08, o curso de capacitação sobre proteção e defesa civil para técnicos municipais em Teresina, no Piauí. Profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, participaram da capacitação.
Encerramento do curso
O curso teve objetivo de difundir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações. As palestras foram ministradas pelos geólogos Sidiney Barros, de Teresina; Bruno Elldorf, de Recife; Heródoto Goes, de Belo Horizonte; com participações de Claudio Damasceno, de Teresina; Roberto Fernandes, de Teresina; e Leno Queiroz, representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O público alvo contou com técnicos de proteção e defesa civil, e ambientais, dos Estados e municípios, que foram instruídos para atuar na prevenção, na mitigação e na preparação para desastres.

No dia 15 de agosto, aconteceu o encerramento do curso e na quinta-feira (14/08), foi realizada uma visita de campo a duas áreas de risco: uma que representa uma área de inundação e que foi reurbanizada e recuperada na zona norte de Teresina denominada de Lagoas do Norte; e a outra uma área de deslizamento na zona sul da capital no bairro Vila da Paz.

Mesa de abertura 


Chefe da Residência de Teresina, Francisco Lages
e geólogo Sidiney Barros