quinta-feira, agosto 7

Oficina capacita Comitês de Gênero e Raça da CPRM na Eletronorte


Comitês regionais reunidos em Brasília

A Eletrobras Eletronorte promoveu, nos dias 4 e 5 de agosto, a Oficina de Capacitação dos Comitês de Gênero e Raça da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM. A oficina foi fruto de um acordo de cooperação técnica entre as duas empresas, firmado em 2012. Estiveram presentes 20 pessoas dos 13 Comitês Regionais da CPRM.
O forte do acordo entre as empresas são ações educacionais. A Eletrobras Eletronorte auxiliou a CPRM na elaboração do seu plano de ação, na capacitação gerencial no Rio de Janeiro, além de oficinas de sensibilização para a força de trabalho do último concurso da Companhia. 
Sobre a parceria, a assistente social da Secretaria Executiva do Comitê Corporativo de Gênero e Diversidade da Eletrobras Eletronorte, Anabelle Carrilho, afirma: “É uma cooperação que nos fortalece muito, pois agora somos consultores não somente internamente, mas passamos conhecimentos para outras empresas. Com as oficinas vamos fortalecer os Comitês de Gênero e Raça”.
Participantes da Oficina
A coordenadora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na CPRM, Sandra Schneider, fala da importância desse acordo. “A parceria é importante  na estratégia de institucionalização das ações do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça na CPRM. O objetivo é ter com a Eletrobras Eletronorte a possibilidade de uma consultoria para nos ajudar a fortalecer e estruturar o trabalho do comitê e do programa na Empresa com ações educacionais.  É uma experiência muito rica e motivo de muita alegria.  É uma relação de muita parceira, amizade e solidariedade” afirma. 

No primeiro dia do encontro foram trabalhadas questões conceituais de gênero, raça, racismo, orientação sexual e homofobia por meio de exercícios e dinâmicas onde os participantes tiveram acesso a casos concretos de discriminações. No dia 5 foi discutida uma nova metodologia de trabalho onde foram elaboradas atribuições do Comitê da CPRM nos moldes existentes na Eletrobras Eletronorte. Também foram feitas reflexões sobre a composição do Comitê, sua ligação a organismos internos empresariais, entre outros.
A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DIDEHU), Silvia Mendes Azevedo esteve presente no segundo dia de Oficina e  destacou a importância dos Comitês estarem todos reunidos para alinhamento do papel desses como “braços” do programa nas Regionais,  disseminam os conceitos e ações do Programa de Pró-equidade. “Esse encontro permitiu a percepção de unidade desse grupo assim como a oportunidade de maior integração entre eles, com a troca de experiência e aprofundamento do tema. Estamos em um momento especial quanto empresa vivenciando a entrada de novos empregados que precisam serem inseridos nesse Programa do governo” disse.
Colaboradores participam de atividades em grupo
Para Anabelle, “o encontro foi muito gratificante e atendeu às expectativas. O mais importante foi a criação de uma agenda futura para definir tanto as atribuições como a própria composição do Comitê”. O administrador da CPRM, Geraldo Advincula Neto, também ficou satisfeito com a oficina: “A oficina foi muito importante para fortalecer os comitês regionais. A proposta é criar uma nova metodologia de trabalho – composição dos comitês, forma de escolha de entrada e saída dos membros, formação do comitê nacional. Todo o trabalho usando a experiência da Eletrobras Eletronorte e de empresas parceiras”.
Sandra Schneider fala sobre os próximos passos do Comitê da CPRM. “Foram dois dias de trabalho em torno do objetivo de fortalecer a institucionalidade dos Comitês Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM, sendo a Oficina um primeiro passo. Agora temos o desafio que foi assumido por toda(o)s, de dar andamento neste processo junto aos nossos Comitês tendo como meta finalizar até metade de 2015 um projeto neste sentido."


 Com informações da Agência Eletronorte