quarta-feira, agosto 6

CPRM participa da SWAT - 2014 Conference

Frederico Peixinho media uma mesa-redonda
 durante a 2014 Conference SWAT

Com cerca de 140 participantes de 20 países e mais de 100 apresentações orais e sessões painéis, ocorreu, no período de 28 de julho a 1º de agosto, em Pernambuco, a 2014 Conference – Soil and Water Assessment Tool (SWAT). Durante o evento, cientistas de diversos países apresentaram suas experiências na utilização da ferramenta SWAT nas áreas de hidrologia, meio ambiente e mudanças climáticas.

Participantes da 2014 Conference – Soil and
Water Assessment Tool (SWAT)
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da conferência com um painel sobre a aplicação da ferramenta SWAT na avaliação do uso do solo para a bacia do rio Piabanha. O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores em Geociências, Mariana Villas Boas, Achiles Monteiro e Janaína Silva da CPRM, em parceria com Francisco Oliveira, da Texas A & M University. A apresentação do trabalho coube a Janaína Silva. Também durante o evento, o chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, mediou uma mesa-redonda sobre aplicações SWAT na área de meio ambiente.


SWAT Conference

A SWAT Conference é um fórum internacional que ocorre anualmente e que tem como meta difundir e compartilhar a pesquisa internacional sobre as mais recentes inovações desenvolvidas para SWAT. Trata-se de um modelo computacional voltado para simular diversos cenários para o uso e a ocupação da terra e sua influência no meio hídrico. Esta ferramenta é também utilizada em ambiente de bacias experimentais e representativas bem como em bacias de grande escala, estas últimas na avaliação de impactos decorrentes de mudanças climáticas.A SWAT 2014 Conference foi realizada pela primeira vez no ano de 2003. Em Pernambuco completou a sua 13ª edição.

Janaína Silva expõe o trabalho aplicação
 da ferramenta SWAT