sexta-feira, agosto 15

CPRM promove palestra sobre dados

Diretor Antônio Carlos Bacelar e chefe do
Deinf, Laura Estela durante palestra

O Departamento de Informações Institucionais (Deinf), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), promoveu nesta quinta-feira (14/08), no escritório do Rio de Janeiro, com transmissão para todas as unidades regionais uma palestra abordando o tema “dados e sua importância”. A apresentação foi ministrada pelo Prof. Dr. Oscar K. N. Asakura e contou com a participação do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Carlos Bacelar e da chefe do Deinf, Laura Estela.

O professor Oscar é mestre em Engenharia de Computação pela Universidade Mackenzie, doutor em economia e foi professor por longos anos nas principais instituições superiores do país. Atualmente é considerado um dos maiores conhecedores sobre os conceitos de Gestão Global de Ativo de Dados, especialmente sobre a utilização efetiva de ferramentas que integram os projetos que trabalham com os dados, informações e conhecimentos, sendo o último considerado como o maior ativo do século XXI.

A Divisão de Informática (Diinfo), desde janeiro de 2013, reestruturou suas atividades de Administração de Dados e vem atuando com uma equipe atualizada e com treinamento continuado nesta área. Marli Araújo, Administradora de Dados, apresentou o cenário dentro da CPRM nesta área. O evento buscou mostrar para todos a importância dos dados, principalmente em uma empresa com a CPRM.

Prof. Dr. Oscar K. N. Asakura durante palestra
O Professor Oscar exaltou a importância de falar sobre o assunto: “A CPRM é uma geradora de dados, informação e conhecimento e isso tudo precisa ser organizado. Falar de dados é difícil, é importante uma iniciativa como essa para mostrar que o que a CPRM tem dentro de casa é muito valioso”.


Os empregados compareceram em grande número e a chefe do Deinf agradeceu a participação de todos e comentou que reconhecer a importância de dados, estar preparado para lidar e administrar os dados, são requisitos fundamentais para uma empresa que vive na era do conhecimento.