sexta-feira, agosto 15

Porto Alegre inaugura Laboratório de Hidroquímica


Sérgio Bizarro César, Ana Cristina Peixoto e José Andriotti

Aproveitando as comemorações de aniversário da CPRM, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) inaugurou no dia 15 de agosto o Laboratório de Hidroquímica, que integra a Rede Lamin e foi criado com o objetivo de descentralizar do LAMIN/ERJ a realização dos estudos in loco para classificação das águas minerais. O LAMIN/CPRM é o laboratório oficial para a realização do estudo in loco em atendimento ao processo de classificação das águas minerais brasileiras conforme determina a legislação em vigor (Código de Águas Minerais, Decreto-Lei Nº 7841 de 08/08/1945).

O estudo in loco compreende um conjunto de procedimentos analíticos em campo e laboratoriais para apreciação das características químicas, físicas, físico-químicas e microbiológicas das fontes de águas minerais tendo como objetivo principal a classificação pelo DNPM, segundo o Código de Águas Minerais (capítulo VII, artigo 36).
Ana Cristina Bomfim Peixoto

O Laboratório de Hidroquímica da Sureg/PA, em um primeiro momento, também irá prestar apoio técnico a projetos de hidrogeologia.

A engenheira química, Ana Cristina Bomfim Peixoto, contratada pelo último concurso público, ficará responsável pelo laboratório.


No ato de inauguração, o coordenador dos trabalhos dos laboratórios de apoio da Rede LAMIN, atualmente Superintendente Regional de Porto Alegre, José Leonardo Andriotti, juntamente com o superintendente do DNPM/RS, Sérgio Bizarro César, apresentaram aos empregados as novas instalações. Sérgio ressaltou a importância da descentralização do LAMIN na rotina operacional de amostragem das águas minerais, reduzindo custos e agilizando os procedimentos de análise. Ana Cristina, responsável pelas atividades técnicas do laboratório de hidroquímica relatou “a expectativa é grande de iniciar esta nova atividade na Sureg-PA. Agora a superintendência está pronta para atender esta demanda, pois o grande passo, que era a construção e inauguração do laboratório já foi dado. Agradeço a todos que ajudaram!”


Valério Miguel Grando (DNPM), Telton, Bizarro, Ana Cristina,
Andriotti e Ana Claudia Viero (Geride-PA)