sexta-feira, agosto 8

CPRM participa de Conferência Internacional de Mineração na Nicarágua




A Cámara Minera de Nicaragua (CAMINIC), com o apoio do Ministério de Minas e Energia e outras entidades públicas e privadas, realizará a “Primeira Conferência Internacional de Mineração”, a fim de promover a Nicarágua como um país de destino para investimento em mineração, bem como a disseminação de práticas modernas de mineração, propiciando a expansão das atividades de exploração e exportação.

A conferência, que acontece do dia 12 a 14/08, contará com a presença do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto. O evento propiciará uma oportunidade para a CPRM discutir ações conjuntas de cooperação técnica com os Serviços Geológicos membros da ASGMI, visando compartilhar experiências em relação a investimentos em mineração, práticas modernas de capacitação técnica, além dos benefícios sociais da mineração para o bem-estar da população.

Durante o 1 º Congresso Internacional de Mineração haverá conferências sobre temas relacionados com a mineração metálica e não metálica, abertura e desenvolvimento de negócios, meio ambiente, responsabilidade social das empresas, segurança no trabalho, desenvolvimento profissional voltado para o crescimento do setor de mineração, entre outros.

O evento também vai sediar uma Exposição, em que mais de 30 empresas ligadas ao setor de mineração irão expor seus produtos e serviços.

Paralelamente a este evento ocorrerá o Seminário da Asociación de Servícios de Geología y Minería (ASGMI), onde serão discutidos o apoio para o desenvolvimento institucional da geologia e mineração na Nicarágua; e uma proposta de criação do Serviço Geológico Centroamericano, objetivando o fortalecimento dos serviços geológicos regionais, bem como a definição de estratégias para o posicionamento dos serviços geológicos e da ASGMI diante das instituições nacionais e internacionais.