segunda-feira, setembro 1

CPRM e ANA realizam o XIII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios

Primeiro dia de aula prática no barco escola

Entre os dias 21 e 30 de agosto acontece, em Manaus e Manacapuru (AM), o XIII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: Técnicas de Medição. Promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Agência Nacional de Águas (ANA), o objetivo é capacitar profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e demais países integrantes da América do Sul, principalmente da Bacia Amazônica, para atualização e difusão dos métodos de medição e cálculo de descarga líquida.

Esta edição marca o ciclo de cinco anos de parceria da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Parceria que promove a vinda de alunos estrangeiros e parte da logística utilizada no curso. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (SDS/AM), Institut de recherche pour le développemente (IRD) e  Cohidro: consultoria, estudos e projetos.

O curso realizado desde 1982 recebeu, pela primeira vez, a visita do presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, que falou sobre a importância do evento. "Gostei da oportunidade de conhecer  o curso, a estrutura e a logística. É importante perceber a realidade que os técnicos trabalham e as tecnologias utilizadas", disse. Vicente enfatizou, ainda, a integração política que o curso possibilita com os integrantes dos outros países do Mercosul.

O superintendente de Manaus da CPRM,
Marco Oliveira, abriu o evento
São 37 vagas para profissionais das áreas de recursos hídricos e meio ambiente, sendo sete para alunos da CPRM, seis da ANA, 14 para estrangeiros e as outras dez disputadas entre 180 candidatos de outras instituições brasileiras que se inscreveram para o curso.

O hidrólogo Juan Carlos, do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru, afirmou que o curso atendeu suas expectativas e que gostou bastante da didática utilizada. “Somos quatro participantes do mesmo instituto; achamos importante atualizar as técnicas de medição, pois ajudam em projetos importantes para conservação dos recursos hídricos de nosso país”, disse.

O capitão Guillermo Linares Chumacero, oficial da armada boliviana, destacou a importância da integração dos países de fronteira para a realização de trabalhos em conjunto. “Queremos padronizar nossos métodos de trabalho para obter mais qualidade nos resultados. Estou fazendo um relatório de recomendação à comissão nacional para modernizarmos nossos métodos de medição. Esperamos que continuem nos convidando para outros trabalhos como este”, ressaltou.

O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH,
Márcio Cândido, fez a aula inaugural
Já Catalina Ortiz, diretora de articulação territorial e intersetorial da Secretaria de Água do Equador, não trabalha realizando as medições. Seu departamento é que autoriza e viabiliza projetos relacionados aos recursos hídricos. “Preciso saber de onde são retirados os dados, se são confiáveis, só assim temos segurança para tomar as decisões corretas”, afirmou.

Os representantes da Venezuela Ninoska Briceño, Martín Blaco e Peter Riera, agradeceram a oportunidade, elogiaram a qualificação dos instrutores e mostraram-se impressionados com a magnitude do rio Solimões. O Colombiano German Castillo também elogiou a logística e os profissionais envolvidos.

Aula prática em estação pluviométrica