segunda-feira, setembro 1

Tese de mestrado de técnica da CPRM é aprovada pelo Observatório Nacional

A tese de mestrado foi aprovada com louvor
 pelos participantes
da banca
A Técnica em Geociências Daiana Sales, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), lotada no escritório do Rio de Janeiro, teve sua tese de mestrado - “Estimativa do vetor de magnetização total de corpos aproximadamente esféricos”, aprovada com louvor pelo Observatório Nacional. A defesa foi apresentada nesta quinta-feira (28/8), e a banca foi composta pelos professores Dr. Vanderlei Coelho de Oliveira Junior (Orientador); Dra. Valéria Cristina Ferreira Barbosa (Coorientadora); Dr. Irineu Figueiredo; Dra. Yara Regina Marangoni, do IAG-USP; e Dr. Renato Cordani, consultor da área de geofísica.


A dissertação de mestrado defendida por Daiana Sales apresenta uma nova metodologia para determinar o vetor de magnetização (propriedade física), de corpos situados a grandes profundidades.  Isso torna mais eficiente a aplicação de técnicas geofísicas que visam caracterizar anomalias magnéticas. Aspecto fundamental na exploração mineral.


Para a validação dessa metodologia foram realizados testes sintéticos e com dados reais retirados do Levantamento Aerogeofísico do Estado de Goiás, Arco Magmático de Arenópolis - Sequência de Juceilândia, realizado pela CPRM em parceria com o governo de Goiás em 2004. Nessa dissertação foi desenvolvido o software livre que está disponível gratuitamente no site: www.fatiando.org.