quarta-feira, agosto 27

CPRM capacita técnicos em análise de frequência regional de vazões máximas

Éber Pinto ensina a análise de frequência 
regional de vazões máximas
Dando sequência à capacitação dos executores do projeto “Regionalização de Vazões”, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), ocorreu, no período de 11 a 15 de agosto, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o curso “Análise de Frequência Regional de Vazões Máximas”. As aulas foram ministradas pelo pesquisador em Geociências e coordenador executivo do Departamento de Hidrologia e Gestão Territorial (Dehid-CPRM), Éber Pinto.

O curso ofereceu os conhecimentos sobre a metodologia para análise de frequência local e regional de vazões extremas, mais especificamente, de vazões máximas por ano hidrológico. O objetivo da análise de frequência (AF) das variáveis hidrológicas é relacionar a magnitude dos eventos com sua frequência de ocorrência por meio do uso de uma distribuição de probabilidade.

Em termos espaciais a AF pode ser Local ou Regional. No caso da análise de frequência local, a definição dos valores da variável hidrológica associados a certas probabilidades de excedência é realizada utilizando uma única série de registros hidrométricos ou hidrometeorológicos. Enquanto que na análise de frequência regional são utilizados os dados de várias estações de uma região considerada homogênea. O principal uso da regionalização é a estimativa de variáveis hidrológicas associadas a certas probabilidades de excedência em locais que não possuem uma coleta sistemática de dados hidrométricos. 

Ao final do curso, os participantes definiram, em conjunto, as etapas necessárias para realização dos trabalhos do projeto de regionalização de vazões máximas de algumas bacias hidrográficas do país. De uma forma bastante resumida as etapas são as seguintes: levantamento dos dados de vazões; levantamento das características fisiográficas das bacias hidrográficas; análise de frequência local e análise de frequência regional.

Participaram do curso os pesquisadores Myrla Vieira, do Dehid; Múcio Virães, da Sureg-RE; Denise Melo, da Sureg-GO; Mauro Rodrigues, da Sureg-BE; Francisco Marcuzzo, da Sureg-PA; Paula Freire, da Unidade de Fortaleza; Djalena Melo, da Unidade de Teresina; Vanusca Bertazo, da Sureg-SA; e Letícia Patrus, da Sureg-BH.