quarta-feira, agosto 27

Minuta do Relatório Final do Projeto GIDES é apresentada no Ministério do Planejamento

Yuri Rafael Della Giustina, Ronaldo Cruz, João Tabajara
e Thales Sampaio

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) criaram em agosto de 2013 o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (GIDES), que tem como objetivo formular estratégias de avaliação de riscos, planejamento de expansão urbana e prevenção, recuperação e reconstrução de áreas de risco no Brasil.

O Projeto, que tem duração de quatro anos, realizou neste primeiro ano a fase de levantamento e investigação através de treinamentos, cursos, seminários, workshops e visita a campo, que buscaram a troca de experiências entre Brasil e Japão. Como “produto” deste ano de cooperação está sendo elaborado um relatório com os dados coletados. O objetivo é apresentar o resultado dos estudos.

A minuta deste relatório final foi apresentada nesta terça-feira (26/08) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, do geólogo Dario Peixoto, do diretor-adjunto da Agência Brasileira de Cooperação, ministro João Tabajara, e do Secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Ronaldo Cruz. Além de representantes do Ministério das Cidades, Ministério da Integração, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Casa Civil, Ministério do Planejamento, representantes da Jica Brasil, da Embaixada do Japão e órgãos parceiros.

Mesa de reunião
O diretor-adjunto da ABC, ministro João Tabajara agradeceu a participação de todos os órgãos envolvidos e enfatizou a importância da cooperação. “Gostaria de salientar que essa parceira entre o governo do Brasil e do Japão é histórica, de longa data, e tem se manifestado nas últimas décadas de forma bem sucedida. Esse projeto possibilita que o Japão compartilhe estratégias e experiências de avaliação de áreas de riscos e desenvolva um programa para fortalecer as instituições brasileiras responsáveis pela questão”, disse.

A reunião foi coordenada pelo diretor de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Yuri Rafael Della Giustina e a minuta foi apresentada pelo consultor da JICA, Mr. Takashi Furukawa, com tradução simultânea. Ao final da apresentação o debate foi aberto a todos os presentes.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, agradeceu e parabenizou o trabalho realizado pela equipe de consultores do Japão. “Quero começar parabenizando a JICA, especialmente a equipe de consultores que em um prazo curto, conseguiu coligir em um único documento, dados extremamente importantes. Conseguiram trazer uma abordagem muito mais sistêmica, uma visão mais integrada, mostrando as diversas interdependências e conexões que existem entre as instituições que trabalham com as questões de desastres naturais no país. Eu gostaria de reforçar o reconhecimento da importância dessa minuta de relatório final”, salientou.

Geólogo Dario Peixoto e diretor Thales Sampaio
O secretário Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Ronaldo Cruz, enfatizou o auxílio do Ministério das Cidades a parceria com o Japão. “Gostaria de dizer que dentro dessa parceria entre governo japonês e governo brasileiro, através da JICA, o Ministério das Cidades dá total apoio ao fortalecimento do Projeto GIDES. Gostaria de ressaltar a dedicação, o empenho das partes, tanto do lado japonês quanto do lado brasileiro, mais especificamente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD)”.


Ao final do debate ficou acordado que todos os órgãos envolvidos enviem as suas sugestões e/ou correções para que sejam incluídas no relatório final, que será formatado e finalizado em cerca de um mês.