segunda-feira, abril 14

Seminário discute importância do uso de submersíveis

Diretor Roberto Ventura responde questões
na mesa de debate
O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura, fez uma palestra no “Seminário sobre Submersíveis – Desbravando o Mar Brasileiro” na quinta-feira (10/04) no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Seminário tem como principal motivação divulgar o conhecimento sobre a importância fundamental do uso de submersíveis para a pesquisa e a exploração do mar. O evento que se encerra nesta sexta-feira (11/04) contou também com palestras de representantes da Petrobrás, Vale, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), além de empresas internacionais e professores da UFRJ e Universidade de São Paulo (USP).

Diretor Ventura durante apresentação no Seminário
A palestra de Roberto Ventura foi sobre os submersíveis e a pesquisa mineral da plataforma continental brasileira e da área contígua. Ele falou sobre a importância da colaboração para que o Brasil possa investir não só na compra de navios e tecnologia, mas também em recursos humanos qualificados. Segundo ele é importante que se tenha um ambiente tecnológico, ou seja, que sejam dadas as condições necessárias para o desenvolvimento de tecnologia, para que assim o Brasil não simplesmente compre tecnologia, mas que seja capaz de também desenvolve-la.

Ventura apresentou as novas descobertas geológicas feitas pela empresa na Elevação do Rio Grande e Platô de São Paulo, locais onde a instituição realiza um audacioso programa de pesquisa de geologia marinha que reforça a presença brasileira no Atlântico Sul. Ventura falou também sobre a proposta enviada pela CPRM para a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), para exploração mineral de uma área de 3 mil km² localizada em águas internacionais do Atlântico Sul, numa região conhecida como Elevado do Rio Grande, situada a mais de 1.500 km da costa brasileira.

Público assistindo apresentação do diretor
 Roberto Ventura no Seminário
Roberto Ventura citou ainda dois workshops organizados pela CPRM sobre o tema de submersíveis: Workshop AUV e Workshop Scientific Drilling. O diretor falou um pouco sobre o que foi discutido nas duas ocasiões, os avanços e a ideia de enviar propostas de perfuração no Atlântico Sul, elaboradas por um grupo de pesquisadores de vários países, para o International Ocean Programa Discovery (IODP). Ele reforçou a importância da colaboração tanto entre instituições e empresas brasileiras como também internacionais. Ao final da palestra Ventura participou de uma mesa de debates na qual respondeu questões da plateia sobre os submersíveis.