segunda-feira, abril 14

Geólogos da CPRM visitam depósitos minerais no norte de Minas Gerais

Equipe da CPRM e da MIBA na Província 
Ferrífera de Grão Mogol

Com o objetivo de conhecer os depósitos da Província Mineral do norte de Minas Gerais, ainda em desenvolvimento, bem como os controles geológicos, estruturais e o contexto geotectônico das principais mineralizações da região, o Departamento de Recursos Minerais (DEREM) da CPRM promoveu entre os dias 08 e 11 de abril uma visita aos principais depósitos e minas de ouro, zinco, ferro e grafita da região.


Pesquisadores na mina de grafite de Pedra Azul
Coordenada pelo assessor da DGM, Marco Tulio Naves, a equipe foi constituída ainda pelos pesquisadores Julio Cesar Lombello, Francisco Teixeira Vilela e Paulo Henrique Amorim Dias, da Sureg-BH. A visita, iniciada na mina de ouro de Riacho dos Machados (Carpathian Gold), se estendeu para o depósito de zinco de Salobro (IMS), para os depósitos de ferro em metadiamictitos pertencentes a Sul Americana de Metais (SAM), a Minas Bahia Mineração (MIBA) e à MTransminas, e se encerrou na mina de grafite de Pedra Azul, pertencente à Nacional de Grafite Ltda.

As visitas fazem parte do programa de aproximação entre a CPRM e as empresas de exploração e produção mineral, que objetiva o aprimoramento do conhecimento geológico dos principais distritos minerais brasileiros, o desenvolvimento técnico e científico em recursos minerais dos pesquisadores da CPRM envolvidos no mapeamento da Província e a definição de programas futuros de pesquisa da CPRM que enfoquem a solução de questões importantes para desenvolvimento da geologia do país, tornando-o mais atraente para novos investimentos em pesquisa mineral pelo setor privado.

Geólogos da Carpathian e da CPRM na mina de
 ouro do Riacho dos Machados
Segundo Marco Tulio Naves o objetivo das visitas foi completamente atingido e possibilitou uma ampla discussão sobre o potencial metalogenético da região, a qual deverá ser estendida aos setores responsáveis da empresa, inclusive com proposição de novos trabalhos a partir de 2015. Destacou ainda a excelente receptividade por parte das empresas de mineração e a abertura observada para as discussões geológicas de âmbito regional e local.