segunda-feira, abril 14

CPRM participa de encontro que discute fortalecimento das relações no mundo do trabalho

Teobaldo Rodrigues durante discurso na
 solenidade de abertura do evento
 Salvador - O desenvolvimento sustentável das relações sociais de trabalho na perspectiva da equidade e não discriminação. Esse foi o tema do V Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho, realizado na semana passada em Salvador. O evento reuniu  representantes de empresas públicas  comprometidas em promover ações afirmativas  de combate a discriminação  e  a igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.  


Profissionais da CPRM participaram
 ativamente do encontro
A programação do encontro contou com painéis e oficinas que abordaram o mercado de trabalho. desigualdade, propostas para alcançar a igualdade de oportunidades e propostas que promovam a equidade, além do papel  de ações afirmativas  e do empoderamento. A abertura do evento contou com a presença de representantes da  Petrobras, Serpro, Eletrobrás/Eletronorte, Itaipu, Embrapa, Banco do Brasil, Caixa, Correios, Secretaria de Políticas para Mulheres, Secretaria de Políticas  de Promoção da Igualdade Racial, Organização Internacional  do Trabalho (OIT) e ONU Mulheres. A CPRM fez parte da organização  do encontro.


O superintendente regional de Salvador, Teobaldo Rodrigues, representou, o diretor-presidente, Manoel Barretto, na solenidade de abertura, que contou também, com presença do chefe de Gabinete da Presidência da empresa, José Antônio Tebaldi Castellano; da coordenadora  do Comitê de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider;  de membros do Comitê Nacional, além de empregados da unidade regional, que prestigiaram o evento.

Encontro reuniu representantes de 
diversas empresas públicas
 Quebrando paradigmas- Em seu discurso Rodrigues fez balanço das ações desenvolvidas pela instituição para promover a igualdade de gênero e raça dentro do ambiente de trabalho. Ele destacou que pela atuação em campo, historicamente, a força de trabalho da empresa era formada majoritariamente por homens.  Mas que nos últimos anos  com a chegada de novos profissionais contratados por meio de concurso público a realidade está mudando. “ Hoje dos 1.724  funcionários, 35% são mulheres, e essa tendência é aumentar gradativamente  com  um ambiente de trabalho  em que se busca fortalecer as relações humanas e dar oportunidades iguais a todos”, disse.

O superintendente lembrou que, desde 2009, a CPRM participa  e apoia o ciclo de debates regionais porque entende a importância dessa iniciativa.  “É uma oportunidade para fazermos reflexões, apresentar e disseminar experiências  de gestão de pessoas e cultura organizacional.” Rodrigues citou como exemplos, a criação de novas ferramentas de comunicação pela CPRM para interagir com diversos públicos, entre  elas, destacou a inserção da instituição nas redes sociais,  que já conta com mais de 1 milhão de acessos; o clipping, que todos os dias  divulga  não só notícias técnicas, mas também, reportagens  sobre  igualdade de gênero e raça.

Departamento de Recursos Humanos 
presente no encontro
ONU apoio a inciativa – Para Laís Abrano, diretora da Organização Internacional do Trabalho no  Brasil ( OIT), que participou do painel que discutiu o mercado de trabalho  e desigualdades de gênero e raça,  o programa  de equidade desenvolvido pelo governo brasileiro é referência para outros países de mobilização de instituições públicas e privadas, que juntas estão combatendo a discriminação, disseminando novas práticas  e dando  oportunidades para mulheres no mercado de trabalho. “É uma experiência que serve de exemplo para outros países  elaborarem seus programas”, afirmou a diretora da ONU.

  
Participação  ativa no encontro – Além  de ser uma das  instituições responsáveis pela organização do encontro, a CPRM participou ativamente da programação. Sandra Schneider foi facilitadora da oficina para o desenvolvimento de práticas gerênciais para promoção da equidade de gênero e raça, que abordou possibilidades de superação das desigualdades nas relações sociais do trabalho.  As atividades contaram com a participação da chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Silvia Mendes Azevedo, da coordenadora  da Divisão, Fernanda Machado e  do gerente de Administração e Finanças em Salvador , Renato dos Santos Andrade.