quarta-feira, abril 16

Geólogos do Departamento de Recursos Minerais realizam estudo em Manaus e Roraima

Campo em Roraima

As pesquisadoras em Geociências, Debora Matos e Lucy Chemale estiveram em Manaus, de 24 de março a 02 de abril, para estudar testemunhos de sondagem do Projeto Seis Lagos. E também, discutiram sobre o uso da difração de raios X (DRX) nas amostras do Projeto com Raimundo Gato Dantona (GERIDE-MA). Juntamente com o geólogo Marcelo Motta, quatro amostras do Projeto Terras Raras foram analisadas com DRX. “O uso de DRX ainda não está em rotina, necessita definir metodologia adequada para identificação de fases minerais portadoras de ETR. Combinamos que será desenvolvida metodologia apropriada para estudo das amostras do Projeto”, explicou Lucy.


Uso de equipamentos em Campo
Roraima - Foi realizado trabalho de campo para reconhecimento das relações entre os diferentes tipos de rochas graníticas na região de Rorainópolis, São Luiz do Anauá e São João da Baliza. Na equipe o chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem), Valdir Silveira, Débora Matos, Lucy Chemale, Marcelo Almeida, Michele Pitarello e o motorista César.

A região foi parte da tese de doutoramento do geólogo Marcelo Almeida, que apresentou as relações entre os diferentes tipos de rochas graníticas. As amostras coletadas para as estações de geologia estão com a sigla RR. Nesta ocasião, foi testado o uso da Fluorescência de Raios X Portátil em campo, com realização de medidas em rocha e em solo. O equipamento mostrou ser útil na identificação de variações composicionais, principalmente, nas fases alteradas e nos solos.

Na segunda etapa, foi feito o acompanhamento das equipes de prospecção geoquímica realizado pela Brasil Explore, com observação da sistemática de coleta de amostras de sedimento de corrente, concentrado de bateia e solos.

Trabalhos da Brasil Explore