segunda-feira, fevereiro 10

Oficina discute fontes de abastecimento em Bragança-PA


Equipe da Sureg/BE com participantes da Oficina

Em resposta à solicitação de apoio da Secretaria de Planejamento de Bragança, para a solução dos problemas que afligem as zonas urbana e rural do município situado no nordeste do estado do Pará, técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estiveram na cidade, nos dias 3 e 4/02, para realizar uma oficina de trabalho com representantes dos segmentos econômico, social e político local.

O tema central da oficina foi “Demanda de água e possíveis fontes para abastecimento público no município de Bragança”. A participação da CPRM se deu em três tópicos: oferta hídrica superficial e subterrânea; uso e ocupação do solo; e potencial mineral da região.

Técnicos da CPRM em visita ao poço
próximo ao rio Cerejo
As palestras da CPRM foram: projeto Rimas, apresentada pelo geólogo Homero Reis de Melo Jr; projeto Siagas, com abordagem do geólogo Ariolino Neres Souza; monitoramento de águas superficiais, pelo engenheiro hidrólogo David Franco Lopes; e a apresentação institucional da CPRM - atividades e competências, pelo geólogo Manoel Imbiriba Junior.

Além das apresentações formais, os pesquisadores da CPRM realizaram visitas técnicas à estação de captação de água da Cosanpa, no rio Chumucui, e ao poço próximo ao rio Cerejo.

O destaque do evento foi a apresentação do modelo de instrumento utilizado pela CPRM para dar o apoio técnico-científico aos municípios com déficit de fontes de água para abastecimento público. Tal documento é de uso consagrado no país, e já rendeu bons frutos para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Esteve presente o prefeito de Bragança, João Nelson Magalhães, os Secretários de Meio Ambiente e de Planejamento, representantes da Universidade Federal do Pará, da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Cosanpa, Emater, Seplan e Crea-PA.