segunda-feira, fevereiro 10

CPRM e Igam avaliam o projeto “Águas do Norte de Minas”

A reunião discutiu ajustes no cronograma do projeto

A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marilia Melo, esteve na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no dia 07/02, para uma reunião com o superintendente Marco Antônio Fonseca e o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio Cândido. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento do projeto “Águas do Norte de Minas”.

O encontro discutiu a necessidade de se fazer um ajuste no cronograma físico e financeiro do projeto de forma a refletir a sua atual fase de execução. Com base na avaliação realizada, o estado de Minas Gerais fará a reprogramação de recursos para o prosseguimento da execução do projeto pela CPRM. A proposta é que haja uma reunião de acompanhamento do projeto mensalmente.

A diretora-geral do Igam esteve acompanhada da gerente Wanderlene Nacif e o técnico Márcio Figueiredo Júnior. Pela CPRM também participaram da reunião os hidrogeólogos Bruna Fiume e Fernando Alves Carneiro.


Águas do Norte de Minas

O Projeto Águas do Norte de Minas é fruto de um convênio entre a CPRM, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) e a Fundação Educação de Ouro Preto (Feop). Visando subsidiar a gestão dos recursos hídricos pelo Igam, agências e comitês de bacia, a meta é estabelecer novos critérios para definição de limites de extração de água, cujos processos de outorga possam ser simplificados na região norte do estado.

A área em estudo é de aproximadamente 260.000 km² situada no norte do estado de Minas Gerais e engloba 181 municípios. A região sofre com frequente falta de água, o que compromete o abastecimento para usos diversos. Também apresenta uma grande diversidade hidrogeológica com dados precários que desafiam as proposições do projeto.


O trabalho realizado pela CPRM visa o detalhamento do meio físico e monitoramento das variáveis hidrogeológicas e hidrológicas das bacias, além de procurar métodos e tecnologias adequados para a instrumentação, operação e tratamento de dados da rede de monitoramento.