terça-feira, fevereiro 11

CPRM participa do Seminário Bousai

 Os geólogos Maria Emília Brenny e Jorge Pimentel 
O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Vieira, destacou durante a abertura da segunda edição do Seminário Bousai, na sexta-feira (07/02) que a prevenção de vida da população brasileira é uma das atribuições do órgão. “A transferência de conhecimento através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) vai servir para conseguir preservar a vida humana, que é de fato o que tem valor nas ações de prevenção de desastres naturais”, afirmou Carlos Vieira.

O seminário é uma das ações do acordo de cooperação técnica com o governo japonês, por meio da JICA. O encontro apresentou aos gestores brasileiros experiências japonesas nas áreas de riscos de Desastres Naturais. Os geólogos Jorge Pimentel e Maria Emília Brenny representaram o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no evento.

No projeto de cooperação entre Brasil e Japão, as ações são voltadas para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais. O objetivo é aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012.

O secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski , falou sobre os benefícios desta iniciativa para o país e ressaltou a experiência do Japão na área de desastres naturais. “É nítido que os japoneses têm experiência milenar na área de prevenção, enfrentamentos e resposta aos desastres naturais”, disse. Tiscoski observou a dedicação do Brasil em busca da elaboração de um plano nacional para tratar o tema. “As ações dessa parceria são pedaços que estão se juntando para construir o plano nacional”, destacou o secretário nacional.
Mesa de abertura do evento 

O secretário Leodegar acrescentou que, no momento, 800 municípios brasileiros já estão mapeados com status de potencial situação de risco. Deste total,  280 apresentam um risco elevado. A equipe técnica disponibilizada pelo governo japonês para trabalhar no Ministério das Cidades, por quatro anos, está realizando visitas nas principais cidades atingidas por desastres acompanhado das equipes dos órgãos envolvidos.

O principal palestrante foi o especialista Kenichi Handa que apresentou um histórico da atuação do Japão para conseguir prevenir a ocorrência de desastres de sedimentos. O especialista esclareceu o tratamento dos dados de desastres, chuvas e o raciocínio básico aplicado nas informações de alerta.

O seminário também contou com a palestra do especialista Nobutomo Osanai que expôs a tipologia dos fenômenos relacionados aos desastres de sedimentos, que ocorrem por grandes chuvas ou terremotos e provocam  imensos danos nas comunidades. Outro destaque foi o especialista Kenji Miwa, que discutiu sobre o planejamento urbano com o foco nas leis que regulamentam a criação de conjuntos habitacionais.

As ações dessa parceria são desenvolvidas em conjunto com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Integração Nacional, Minas e Energia, além de estados e municípios. As metodologias e produtos gerados na cooperação serão implementados nos municípios de Blumenau (SC), Nova Friburgo (RJ) e Petrópolis (RJ), previamente selecionados em função dos grandes desastres sofridos nos últimos anos.

Com informações Ministério das Cidades