segunda-feira, novembro 11

Treinamento em Perfilagem Ótica é realizado em Recife


Ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro na Superintendência de Recife, o treinamento de multiplicadores para a operação da perfiladora ótica portátil adquirida pela CPRM, destinada à inspeção de poços tubulares. A câmera permite a filmagem lateral e de fundo no interior de poços, com gravação de filme em cartão de memória e poderá ser utilizada na inspeção de poços a serem revitalizados, bem como naqueles cedidos para a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas - RIMAS, entre outras aplicações.

O modelo R-CAM 1300 da Laval Underground Surveys vem com guincho sobre rodas, maleta com o quadro de comando, bateria, gravador e câmera em corpo de inox de 3”, com alargador para diâmetro mínimo de 4”, alcançando uma profundidade de 396 metros ou 1300 pés.

Após um dia de aula teórica proferida pelo instrutor Apolo Oliva Neto, diretor da DRILL CENTER, nas dependências da CPRM, foi realizada a inspeção de um poço de 364 metros de profundidade pertencente à Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), localizado na região metropolitana de Recife.

Participaram do treinamento os pesquisadores Mickaelon Belchior Vasconcelos da Residência de Teresina, Leanize Teixeira Oliveira e Paulo César Vilar da Superintendência de Salvador, Aerton Zamboni e Melissa Franzen da Superintendência de Recife, contando ainda com a presença de Paulo de Santana Dias Souza e José Carlos de Assis da COMPESA, além dos auxiliares de campo Ney Gonzaga de Souza, Paulo Nunes Magalhães e Wlisses Nunes de Siqueira.