segunda-feira, novembro 11

Técnicos da CPRM apresentam palestra durante encontro sobre geodiversidade

A geóloga Fernanda Miranda Torres apresenta o 
Mapa Geodiversidade da Paraíba


Realizado entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, o I Encontro Paraibano de Estudos sobre a Geodiversidade teve como objetivo discutir questões relacionadas ao estudo, proteção e divulgação do patrimônio geológico do Estado da Paraíba. O encontro abordou cinco eixos temáticos: Geodiversidade e Patrimônio Geológico; Geoconservação: estratégias e aplicações; Geoturismo: experiências, técnicas e estudos de caso; Geoparques no Brasil e na Paraíba; Etnogeodiversidade: extensão e práticas envolvendo conhecimento popular, turismo, artesanato, educação ambiental e popularização das geociências.

Durante o encontro técnicos da CPRM  da Superintendência Regional de Recife apresentaram duas  palestras. A geóloga Fernanda Soares Miranda Torres apresentou o Mapa Geodiversidade da Paraíba, recentemente finalizado pela equipe da Superintendência, que servirá de base para o planejamento regional naquele Estado. E o geógrafo Rogério Valença Ferreira falou sobre os estudos que embasam a proposta de criação do Geoparque Rio do Peixe, localizado na região de Sousa, também na Paraíba, onde se encontra um riquíssimo registro de icnofósseis de dinossauros do período Cretáceo.

Durante o evento foram sorteados, entre os participantes, diversos exemplares dos livros Geoparques do Brasil, Geodiversidade dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia e DVDs do Geodiversidade do Rio Grande do Norte.

O geógrafo Rogério Valença Ferreira fala sobre
 o Geoparque Rio do Peixe-PB
Além dos técnicos da CPRM, o I Encontro Paraibano de Estudos Sobre a Geodiversidade contou com a presença de representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema).