segunda-feira, novembro 11

Simpósio debate os desafios das geociências no Brasil

Valdir Silveira representou os diretores da CPRM,
 Manoel Barretto e Roberto Ventura, no evento


Geólogos de vários estados estão reunidos em Gravatá, Pernambuco, onde ocorre o XXV Simpósio de Geologia do Nordeste – edição Prata. O encontro, realizado bianualmente, tem como objetivo debater questões geológicas relevantes e estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste, além de discutir a democratização e disseminação do conhecimento científico. 


O Simpósio de Geologia é uma realização do Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Geologia. Como convidados para cursos e palestras estão participando três pesquisadores da Universidade de Aveiro de Portugal. Paralelamente ao XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, está ocorrendo o III Simpósio da Província Borborema.

Durante o simpósio, os participantes estão debatendo o atual momento do setor geológico e mineral do país e os desafios que os profissionais das geociências têm pela frente, a fim de contribuir com as crescentes demandas por energia e matérias primas, insumos fundamentais para o crescimento econômico e social do Brasil. Também debatem a aplicação e uso de geotecnologias para aperfeiçoar os processos exploratórios de forma a proteger e recuperar os diferentes ecossistemas existentes no território brasileiro.

Solenidade de abertura do XXV Simpósio
de Geologia do Nordeste
A abertura do simpósio ocorreu na noite de domingo, 10/11, no Centro de Convenções do Hotel Portal de Gravatá. A presidente da comissão organizadora do evento, Ignez Pinho Guimarães, da Universidade Federal de Pernambuco, destacou a presença expressiva de participantes, falou da importância dos debates que irão se estabelecer no simpósio frente o atual momento do setor no cenário de desenvolvimento do país e agradeceu, em especial, o apoio determinante do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para a organização e realização do evento. “A CPRM foi muito além de patrocinadora e sim uma parceira”, afirmou Guimarães.


Representando o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, e também falando em nome do diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura, o chefe do Departamento de Recursos Minerais, geólogo Valdir Silveira, destacou o papel da instituição de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Hoje a CPRM tem cerca de dois mil funcionários e nos meses de novembro e dezembro devem chegar mais 355  aprovados em concurso, sendo que desse total 210 são geólogos”, informou. Silveira aproveitou para ressaltar a importância das contribuições das universidades, dos serviços geológicos estaduais e assemelhados na tarefa de gerar esse conhecimento.

A SBG-Núcleo Nordeste homenageou diversos 
geólogos pela contribuição à Geologia do Nordeste

Em seu discurso, Silveira também detalhou as várias frentes de atuação da CPRM como geologia básica, recursos minerais, risco geológico, recursos hídricos, geotecnologias, meio ambiente, geologia marinha, geofísica, geoquímica, entre outras. Em se tratando de geoquímica, a CPRM, a exemplo dos levantamentos geofísicos, desenvolve em todo o país o maior programa de geoquímica já realizado no Brasil. Para se ter uma ideia, somente na Província de Borborema, onde se realiza o presente simpósio, já foram executados, dentro do programa, levantamentos de mais de 50 folhas na escala 1:100.000. 

Valdir Silveira lembrou a importância que o governo federal dá à geologia brasileira. “Em 2003 o orçamento anual da CPRM era de R$ 108 milhões, em 2013 saltou para cerca de R$ 470 milhões”, disse. “Os desafios são enormes, mas a CPRM está trabalhando para superá-los, com vistas a atender as demandas para o crescimento do nosso país”, finalizou.

Também esteve presente na abertura do Simpósio, o superintendente Regional da CPRM de Recife, José Wilson Temóteo.

Comissão Organizadora do XXV Simpósio de Geologia do Nordeste
Presidente de Honra: Hartmut Beurlen (UFPE)
Presidente: Ignez de Pinho Guimarães (UFPE)
Vice-Presidente: Roberta Galba Brasilino (CPRM)
Secretária: Ana Cláudia A. Accioly (CPRM)
Coordenação Financeira: Maria de Fátima Lyra de Brito (CPRM), Cleide Regina Moura da Silva (CPRM), Marcelo Reis Rodrigues da Silva (UFPE)
Coordenação de Publicação/Editoração: Gorki Mariano (UFPE), Silvana Diene Barros (CPRM), Débora Melo Ferrer Morais (CPRM)
Coordenação Estudantil: DA Livre de Geologia UFPE


Comissão Organizadora do III Simpósio Da Província Borborema
Sérgio Pacheco Neves (UFPE)
Elson Paiva de Oliveira (UNICAMP)
Adejardo Francisco da Silva Filho (UFPE)