quinta-feira, novembro 7

Aprovados no concurso assumem na CPRM

Sibelle Pinto, chefe do Derem Valdir Silveira, Marcelo
Sousa, Debora Matos e Raphael Correa - Brasília

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu, na terça-feira (5/11), os primeiros aprovados no concurso público, um total de 44 profissionais. As vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade, pesquisadores, analistas e técnicos em Geociências. Dos inscritos, cerca de 10 mil pessoas realizaram as provas. A data estipulada para as admissões remanescentes será o dia 2 de dezembro. As Unidades de Salvador, Recife e Fortaleza, receberão os aprovados no dia 13 de janeiro de 2014.

A Sede da CPRM em Brasília recebeu uma administradora que desenvolverá suas atividades no Serviço de Administração e Finanças (Serafi), dois geólogos e um geofísico que trabalharão no Departamento de Geologia e Recursos Minerais (Derem). “A expectativa é grande. Estudei muito para o concurso e minha dedicação valeu a pena. Espero desenvolver o que aprendi no meu curso e contribuir para o futuro da empresa”, afirmou a geóloga Debora Matos, que faz mestrado na Universidade de Brasília na área de geologia regional.

“Estava numa empresa em Belo Horizonte há cinco anos na área de fosfato. Mas, o que eu queria mesmo era fazer parte da equipe da CPRM. Fiz estágio durante dois anos na Gerência de Geologia de Recursos Minerais (Geremi), na Sureg em São Paulo”, disse o geólogo Marcelo de Sousa, que assume o cargo na Sede.

Diogo Alves, Flávia Ferreira e Vinicius
Morais – Rio de Janeiro
Para o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, estamos vivendo um momento histórico. “A chegada dos novos concursados é fruto do processo de modernização e expansão da empresa. A presidenta Dilma Rousseff tem apostado muito na CPRM, isso credencia nosso trabalho, porém aumenta nossa responsabilidade e redefine nossa atuação para os próximos anos”, afirmou.

O Escritório no Rio Janeiro recebeu três profissionais. A engenheira de cartografia Flávia Ferreira diz que “sentiu um ambiente familiar ao chegar à CPRM.” Ela conta que já havia sido estagiária na Divisão de Cartografia, onde vai trabalhar agora. E que, após passar pelo setor privado, retorna à empresa trazendo na bagagem a experiência. “Minha meta é ajudar a dar mais visibilidade na área de cartografia”, disse a Flávia.

O pernambucano Diogo Alves é formado em ciências da computação com larga experiência em desenvolvimento de software para sistemas interativos de museus.  Alves vai trabalhar na Divisão de Informática do Rio. “Estou ansioso para conhecer melhor os desafios da CPRM”, conta. O mais novo do grupo com 22 anos é o engenheiro químico Vinicius Morais, que vai trabalhar no Laboratório de Análises (Lamin). Ele diz que sua expectativa é poder aprender com os experientes profissionais do laboratório. 

Fábio Noronha, José Luiz e Fábio Alex – Porto Alegre
O superintendente de Porto Alegre, Leonardo Andriotti e os gerentes recepcionaram os três novos contratados. O engenheiro hidrólogo, Fabio Alex Beling e os geólogos Fabio Noronha e José Luiz Kepel Filho ficarão lotados na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite). Dois deles participam hoje do curso de Risco Geológico que o geólogo Jorge Pimentel está ministrando como parte da comemoração dos 40 anos do curso de Geologia da UNISINOS.

A Superintendência de Belém recebeu o primeiro grupo, três geólogos, um geofísico e dois técnicos em hidrologia. Eles foram recebidos pelo superintendente Manfredo Ximenes e pelo gerente de Administração e Finanças, Moacir Furtado, que os levaram para conhecer as dependências da Sureg. O chefe da Sessão de Pessoal, Vicente de Oliveira reuniu a equipe e passou informações e orientações acerca das normas e procedimentos vigentes na unidade.

Superintendente Manfredo Ximenes, Moacir Furtado e
novos colaboradores da Sureg-BE
Em Belo Horizonte, 12 técnicos chegaram para atuar na Sureg-BH. São cinco geólogos e um geofísico para a Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi); um engenheiro hídrico e três geólogos para a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite); e dois engenheiros químicos para a Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride).

Manoel Barretto desejou boas-vindas aos novos concursados. “A CPRM se fortalece cada vez mais para superar obstáculos e assumir desafios. Atualmente, somos reconhecidos como uma instituição de pesquisa de excelência que reúne uma equipe altamente qualificada. A chegada dos novos profissionais nos incentiva a ir mais longe e apresentar cada vez mais resultados concretos ao governo e sociedade.”