quarta-feira, novembro 20

Gestores conhecem estação telemétrica da Bacia do Taquari


Visita à estação telemétrica José Júlio 

Para conhecer de perto a Estação Telemétrica Linha José Júlio, localizada na Rodovia RS-431, próximo a Bento Gonçalves, na manhã do dia 19/11, gestores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) visitaram uma estação telemétrica do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Taquari, em fase de implantação pela CPRM.  A estação, que já está em operação, localiza-se mais à montante do rio.

Segundo o chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid) da CPRM, Frederico Peixinho, além de conhecer a estação que compõe o sistema de alerta hidrológico, a visita também foi para avaliar o processo de implantação do sistema em todas as suas fases e identificar, in loco, as características da instalação telemétrica e dos equipamentos de última geração que compõem a estação.

Na ocasião, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Bacelar, receberam dos técnicos uma visão geral da importância do sistema para o controle e a mitigação dos eventos de cheias na região. A Bacia do Taquari abrange uma área que sofre frequentes eventos extremos.

Encontro com o voluntário Giuriatte 
para troca de informações 
A estação conta com o acompanhamento diário do observador voluntário, Valter Giuriatte, residente na região. O trabalho consiste em registrar os dados da medição e enviar mensalmente à Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA). Para tanto Giuriatte recebe uma ajuda de custo da CPRM. Durante a visita, os diretores conversaram com Giuriatte e trocaram informações sobre o trabalho que ele realiza. 

Com vistas a proporcionar à população informações sobre a importância que o sistema representa para a região, o diretor Thales Sampaio sugeriu que seja afixada uma placa com informações objetivas e esclarecedoras sobre a os benefícios que o sistema traz para a comunidade e a necessidade de preservação desse valioso patrimônio.


Além dos diretores Thales Sampaio e Antonio Bacelar, e do chefe do Dehite, Frederico Peixinho, participaram da visita o engenheiro hidrólogo da Sureg-PA e responsável pelo,  Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Taquari (RS), Andrés Chagas; a supervisora da Rede Monitoramento Hidrológico, Márcia Pedrolo; o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-PA, Marcos Alexandre; e o assessor da DHT, Elion França.