quarta-feira, novembro 20

Projeto “Chuvas Intensas” é lançado em Bento Gonçalves

Frederico Peixinho e Karine Pickbrenner 
no lançamento do produto


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) fez o lançamento do projeto “Chuvas Intensas”, integrado ao Atlas Pluviométrico do Brasil, durante o XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que se realiza em Bento Gonçalves (RS), no período de 17 a 21/11. O evento ocorreu no estande da CPRM montado na Expohidro, feira de exposições que ocorre simultaneamente ao Simpósio.

Atualmente, a CPRM é responsável pela elaboração de 284 cartas municipais para delimitação das áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações. As atividades do projeto “Atlas Pluviométrico” estão direcionadas para priorizar a elaboração das relações intensidade-duração-frequência (IDF) desses municípios.

“No DVD do Atlas lançado durante o evento foi apresentada a metodologia e os relatórios das IDF de 62 municípios onde serão mapeadas as áreas sujeitas a desastres naturais”, explica Karine Pickbrenner, coordenadora regional do projeto.

O produto foi lançado pelo chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Peixinho e pela pesquisadora em Geociências da Superintendência Regional de Porto Alegre, Karine Pickbrenner. A coordenação nacional do Atlas está sob a responsabilidade do pesquisador em Geociências da Superintendência de Belo Horizonte, Éber de Andrade Pinto.