segunda-feira, novembro 18

Geólogos brasileiros e uruguaios trabalham na Bacia do Quaraí


De 4 a 8 de novembro, os hidrogeólogos da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA),  Marcos Alexandre de Freitas, Marcelo Goffermann,  José Luiz Flores Machado e Roberto Kirchheim,  conduziram os  trabalhos de campo na porção brasileira da Bacia transfronteiriça do Rio Quaraí no oeste do estado do Rio Grande do Sul.

Do Uruguai, estiveram presentes os geólogos Javier Techera da Dirección Nacional de Minería y Geologia (DINAMIGE); Alberto Manganelli e Sofia Capeci da Dirección Nacional de Medio Ambiente (DINAMA) ; Ximena Lacués e Natalia Cabrera da Dirección Nacional de Agua (DINAGUA).

A comitiva vistoriou as áreas de afloramento do Aquífero Guarani, bem como poços da Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) e os revitalizados no Convênio CPRM- INCRA.  Além dos trabalhos de campo, o grupo se reuniu para definir o cronograma de atividades para o ano de 2014.

Esta iniciativa piloto na Bacia do Rio Quaraí faz parte de um conjunto de ações que a CPRM está executando no Programa Marco para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata. O Grupo Temático de Águas Subterrâneas é responsável pela realização de um estudo hidrogeológico de caráter binacional específico para a Bacia do Rio Cuareim, Quaraí.