quarta-feira, novembro 20

Diretor Roberto Ventura participa de evento em Buenos Aires


O encontro, que acontece nessa quinta-feira (21/11) em Buenos Aires, na Argentina, reunirá pesquisadores do Cone Sul (Argentina-Brasil-Chile) e pesquisadores franceses para informar sobre oportunidades de financiamento sob o Horizon 2020, o próximo programa de financiamento da UE para a investigação e inovação. O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura participará pela CPRM.

O objetivo desse evento é fornecer informações detalhadas sobre o Horizon 2020, que é o instrumento financeiro implementado na União da Inovação que visa assegurar a competitividade global da Europa, o programa tem duração de 2014 a 2020 e conta com um orçamento de pouco mais de 70 milhões de euros.  

Além de informar, o encontro busca facilitar a participação de pesquisadores do Cone Sul em projetos colaborativos europeus, bem como dar uma visão geral do programa, fornecendo informações específicas sobre os próximos concursos e, em especial, os que estão abertos para a participação de pesquisadores latino-americanos.


Temas científicos que serão abordados:

• A segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima, biotecnologia e bioeconomia;

• Clima, eficiência dos recursos e matérias-primas;


• Liderança em tecnologias facilitadoras e industriais


Mais informações